mutirao

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Publicado às 04h40 desta terça-feira (11)

Moradores da Quadra 11 Lote 39 do bairro Mutirão, em Serra Talhada, estão revoltados com o prefeito Luciano Duque. Em conversa com o FAROL, eles reclamam de um esgoto a céu aberto que existe há anos e culpam o prefeito por não conseguir resolver o problema. De acordo com o mototaxista Francisco Vieira (foto), 37 anos, no período pré-eleitoral Luciano Duque teria assumido o compromisso de fazer o saneamento básico do entorno e solucionar, de uma vez por todas, o problema.

“Ninguém aguenta mais conviver com este esgoto que é uma vergonha. É muito mal cheiro e na hora das refeições a gente sofre muito com o fedor. Tem ratos, muriçocas e tudo que você possa imaginar”, disse o mototaxista fazendo questão de explicar porque o sentimento de revolta cresceu contra Duque.

“Ele (Luciano Duque) passou por aqui dizendo que iria ajeitar o esgoto. Prometeu e não cumpriu… só fez prometer e estamos decepcionados com o prefeito. Ninguém dessa rua votou nele por conta disso. Pode perguntar aos moradores”, desabafou Francisco Vieira.

PROBLEMA ANTIGO

O projeto de urbanização e saneamento do bairro Mutirão não é responsabilidade apenas do governo Duque. Orçado em R$ 6,5 milhões, o projeto foi criado na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB) quando o então senador Humberto Costa era secretário das Cidades. Na época, houve um grande ato público no bairro com as presenças do senador Armando Monteiro, deputado Augusto César, entre outros, quando foi lançada a pedra fundamental da obra.

Em abril de 2014, o prefeito Luciano Duque fez um desabafo sobre o assunto: “Aquela obra (de urbanização do Mutirão) é de uma irresponsabilidade sem tamanho. Além de ser mal projetada tem materiais de péssima qualidade. A gente vai fazer uma nota técnica e encaminhar à Cehab e vamos responsabilizar o governo do estado pelos prejuízos”, disparou Duque, entrevista à rádio A Voz do Sertão AM.

A resposta do governo veio a galope, também em 2014, através do então deputado estadual Sebastião Oliveira. “Ele (Duque) deve responsabilizar ou processar o seu aliado, o senador Humberto Costa, que na época era o secretário das Cidades. Foi Humberto quem assinou a ordem de serviço e que fez um projeto básico fuleiro que voltou várias vezes da Caixa Econômica Federal (CEF) porque tinha problemas”.

mutirao-2

mutirao-3

mutirao-4

mutirao-5