DSC_0246

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García 

Com informações do editor Giovanni Sá, do FAROL

Na manhã desta quarta-feira (10), problemas com o sistema de Atendimento Fora do Domicílio (TFD), ofertado pela secretaria de Saúde de Serra Talhada, causou revolta em cerca de dez moradores da cidade por terem suas viagens canceladas. De acordo com as cinco pacientes e acompanhantes que procuraram a redação do FAROL, os funcionários da Central de Regulação do município afirmaram que não haviam mais vagas nos transportes e até sugeriram que alguns pacientes pagassem suas próprias passagens. Conforme informou Aron Lourenço, secretário executivo de Saúde, atualmente viaja pelo TFD um ônibus, uma van e dois carros de passeio.

DSC_0223Ao FAROL, a moradora do São Cristóvão, Cleide Rodrigues, 34 anos, explicou que está com consulta marcada para esta quinta-feira (11) e mesmo tendo chegado às 5h da manhã na secretaria não conseguiu a vaga. “Tenho uma consulta marcada amanhã no Altino Ventura em Recife e cheguei 5h30 na secretaria de Saúde. O que eu estou chateada não é porque não tinha carro, porque já estava lotado o ônibus e a van. A moça que se identificou com uma enfermeira que faz a triagem chegou a sugerir que eu pagasse passagem. Ela falou que tem transporte sim, está indo dois e um está quebrado. O que eu tenho a ver com transporte quebrado?”.

De acordo com Rita de Cássia Bezerra, 47 anos, moradora do bairro Cagep, além de correr o risco de perder DSC_0227a consulta marcada há dois meses, reclamou que dependendo do horário da consulta os pacientes têm que esperar mais tempo para retornar para Serra Talhada. “Eu vou para o Procape, faço tratamento do coração lá e a médica me marca a cada dois meses. Já faz um ano que eu vou. Fui hoje para marcar a viagem e ai não tem vaga, não tem transporte pronto. E outra coisa, as consultas que são a tarde, eles estão deixando as pessoas só vem no outro dia. É meio difícil. A pessoa enfrenta porque realmente precisa”, desabafou.

DSC_0231Maria da Conceição, 53 anos, da Cohab, relatou que a vaga era para o seu sogro. “Quer dizer que um senhor com 78 anos com as pernas duras e cego, não ter vaga para ele? Disseram: vá falar com Tata e ela respondeu que infelizmente não poderia fazer nada. Já para Francinete da Silva, 36 anos, da fazenda Veneza, a secretaria ligou ela ir marcar sua viagem. “Quando cheguei lá me disseram que se eu pudesse que pagasse a consulta, ir particular para não perder a consulta”. Ainda segundo, Sandra Maria, 35 anos, do bairro AABB, sua mãe teve um infarte e esperou quase cinco meses pela consulta. Preciso ir com minha mãe, tenho medo que ela volte a ter um infarte”.

O OUTRO LADO

A reportagem do FAROL entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, e em conversa com Aron Lourenço, explicou que já recebeu as pessoas que procuraram a imprensa para reclamar e encontrou uma solução para garantir as viagens.

“Na Central de Regulação temos duas prioridade, pacientes de oncologia e as especialidades. Só o ônibus com 48 lugares está lotado com pacientes oncológicos. Temos mais uma van e dois carros pequenos, quase 80 pessoas indo todas as semanas. Estamos buscando meios de melhorar o serviço e já cedemos dois carros da secretaria para levar as pessoas que nos procuraram”, explicou o secretário.

DSC_0237

Francinete da Silva, 36 anos, da fazenda Veneza: “Quando cheguei lá me disseram que se eu pudesse que pagasse, fosse particular para não perder a consulta”

DSC_0242

Sandra Maria, 35 anos: “Preciso ir com minha mãe, tenho medo que ela volte a ter um infarte”