agentes de endemias (1) Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Após matéria publicada no FAROL DE NOTÍCIAS nessa quarta (13) (veja), o prédio do Cist (Clube Intermunicipal de Serra Talhada), que está abandonado há anos, recebeu os devidos cuidados da Secretaria Municipal de Saúde sobre o combate contra o mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta quinta (14), uma equipe foi enviada até as ruínas do clube, no centro da cidade, para detectar focos do mosquito e tomar medidas de prevenção. O estado precário do Cist atualmente representa um abandono da memória histórica e cultural do município.

Na primeira fase da campanha contra o Aedes, em Serra Talhada, a Secretaria de Saúde detectou focos de mosquito em 2,4% das casas visitadas, num total de 21.190 visitas desde dezembro passado. Ao todo, de acordo com relatório do governo municipal, foram encontrados 512 focos do Aedes na Capital do Xaxado e eliminados cerca de 30 mil depósitos com água parada em terrenos baldios e fundos de quintais. Serra fechou o ano de 2015 notificando 14 casos suspeitos de microcefalia, doença associada ao mosquito.

Os 26.190 imóveis visitados até agora correspondem a 66,4% do total de residências existentes no município. A Prefeitura de Serra Talhada tem intensificado as ações de combate a partir do lançamento do plano de mobilização, com criação de mutirões. As ações estão sendo realizadas em todos os bairros e também na zona rural da cidade mobilizando mais de 1.200 pessoas, entre voluntários e participantes das palestras educativas.

agentes de endemias (2)