10677291503_e3d4c4751d_z
Da Assessoria

O Brasil está ficando mais velho. Desde o início do século, a participação dos idosos na população do país dobrou, passando de 5,9% em 2000 para atuais 12,6%. Hoje, mais de 25 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, de acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar de ser um fenômeno global, principalmente em países desenvolvidos, o Brasil está envelhecendo mais rápido do que a média. A expectativa de vida deverá saltar de 75 para 81 anos em 2050, cinco anos acima da média mundial, que é estimada em 76 anos.

Até lá, espera-se que nada menos que 30% da população brasileira seja composta por integrantes da terceira idade – o equivalente a 64 milhões de pessoas. Isso significa que em poucas décadas o Brasil será um dos países com maior número de idosos do mundo.

drawing-group-1437069-639x457

Bons hábitos são determinantes

Um dos desafios que o envelhecimento da população apresenta é promover a conscientização quanto à adoção de bons hábitos, já que eles são a principal arma para se alcançar a longevidade e manter a saúde com o passar dos anos.

Segundo a nutróloga Juliana Jawad, a genética seria responsável por apenas 30% das doenças, enquanto que os 70% restantes seriam consequência do estilo de vida do indivíduo. “Portanto, a maior parte depende de nossas escolhas, de como queremos envelhecer”, afirma.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

Isso ganha ainda mais importância visto que o Brasil ocupa atualmente um distante 58º lugar no ranking global de qualidade de vida para idosos, que leva em consideração critérios como renda, saúde, educação, trabalho e segurança. Confira a seguir quatro bons hábitos que não só ajudam a reduzir o risco de doenças na velhice, como também trazem benefícios físicos e cognitivos:

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Cuide da sua alimentação

Ter uma alimentação balanceada tem ainda mais relevância na terceira idade, já que uma dieta pobre em nutrientes pode agravar problemas de saúde e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, infecciosas e crônico-degenerativas.

Além de um cardápio variado, com muitas frutas, legumes e fontes de proteína magra como peixe e aves sem pele, procure incluir também alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, que podem ser encontradas no azeite extra virgem, abacate e castanhas. Eles ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e a preservar as artérias.

Também é recomendável o consumo de três porções diárias de leite ou derivados para prevenir a osteoporose e a perda de massa óssea. Bem como evitar intervalos longos entre uma refeição e outra, sendo preferível fazer pequenos lanches, para manter os níveis de açúcar no sangue.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

Não fique parado! 

“Pelo processo de envelhecimento, ossos, tendões e músculos ficam mais frágeis. É normal”, explica Liana de Lima, fisioterapeuta da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania (SOBACC). Apesar do corpo mais frágil, fazer atividades físicas é importante para a qualidade de vida dos idosos, já que contribuem para o fortalecimento dos músculos, a flexibilidade e o equilíbrio.

Pequenas mudanças de hábito, como preferir subir as escadas a pegar o elevador, abrir mão do controle remoto, levar o cachorro para passear ou fazer alongamento regularmente são exemplos atitudes simples que ajudam a combater o sedentarismo.

A prática de exercícios físicos com orientação de profissionais da área também é recomendada. Em Serra Talhada, a Secretaria de Esportes e Lazer realiza o projeto Academia para Todos, que é gratuito e aberto a toda a comunidade. Confira o calendário de atividades.

2251362155_7b3c959fb2_o

Estimule o seu cérebro

O nível de atividade mental também contribui – e muito – para um processo de envelhecimento saudável. Isso porque os exercícios para o cérebro têm o poder de ativar a memória, o raciocínio e a perspicácia. Montar quebra-cabeças, tocar um instrumento e pintar são ótimas opções para manter a mente ativa e combater o declínio cognitivo que invariavelmente ocorre com o avançar da idade. Os jogos online também podem ser ótimos aliados da terceira idade. Clique aqui e veja como jogar bingo online.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

E por que não cultivar um hobby, tal como cozinhar, colecionar selos ou plantar uma horta? Ter um passatempo reduz o estresse e gera ainda um senso de realização, o que pode garantir mais alguns anos de vida.

Tenha uma vida social ativa

“Além de exercitar o cérebro, é preciso se manter ativo socialmente, se sentir útil. Vale a pena cuidar dos netos, se tornar voluntário, criar, produzir algo novo e principalmente viver a chamada segunda adolescência”, diz Simone Matias, psicóloga da Rede StarClub.

Que tal aproveitar para viajar e conhecer novos lugares ou reencontrar os parentes? Quem tem mais de 60 anos e ganha até dois salários mínimos tem direito a fazer viagens interestaduais gratuitas ou com desconto de 50%. Para aproveitar o benefício, basta emitir a sua Carteira do Idoso na secretaria de Assistência Social de Serra Talhada.

old-couple-1316755-1279x849