cartazO HEMOPE  iniciou desde o final do mês de maio a campanha Copa/São João com o intuito de convocar a população à doação de sangue, que neste período festivo tende a cair.

“No HEMOPE de Serra Talhada, a média mensal atual de doações é razoável, está entre 300 doações, mas a meta é de 500 pessoas por mês e estaria mais próximo do ideal. As doações são sempre necessárias e o importante é repor o estoque independente da tipagem.”, revelou Vânia Torres Belfort, captadora no Hemope.

A campanha enfatiza a importância da população em se conscientizar nesse período, também por conta de a maioria das instituições estarem em férias, como as escolas e universidades, e também amplia-se o número de urgências e emergências por conta de acidentes, principalmente, de trânsito.

A assistente social do HEMOPE de Serra Talhada, Rita Jussara, mandou ao FAROL DE NOTÍCIAS um comunicado convocando à população às doações.

_____________________________________________________________________

 

COMUNICADO

Comunicamos a nossa preocupação com o estoque de sangue no HEMOPE/SERRA TALHADA no período da Copa/ São João, pois é um momento em que muitas pessoas viajam, as escolas entram em recesso, todos pensam em se divertir e assim, se esquecem da importância de doar sangue. Em contrapartida é comum, neste período, o aumento do número de acidentes.

Pensando nisso, o Hemope convida a todos a doarem sangue para que assim possamos atender as necessidades hemoterápicas da população.

Agradecemos a todos que vieram doar para a paciente Rafaela Mirely de Lima e reiteramos que não é apenas necessário a doação do tipo B+. Todos os tipos são importantes!

Pedimos que as pessoas não doem apenas quando um familiar necessita, ou quando o médico solicita a reposição. É necessário que as pessoas sejam VOLUNTÁRIAS e doem com frequência somente assim poderemos atender, satisfatoriamente, as pessoas que estão nas urgências e emergências.

Qualquer um de nós pode precisar um dia, portanto seja doador!

Para doar é necessário:

  • Ter entre 16 anos (com a presença do responsável legal) e 60 anos (caso seja a primeira doação)

  • Estar bem de saúde;

  • Ter mais de 50 Kg;

  • Comparecerem ao HEMOPE alimentados, munidos de documento oficial com foto;

  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;

  • Não estar grávida ou amamentando;

  • Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas;

  • Não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, AIDS, etc.;

  • Usuários de drogas;

  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos;

  • Quem fez tatuagem ou colocou piercing há menos de 1 ano.

TIPOS DE SANGUE

Endereço: Rua Joaquim Godoy, s/n – Centro – Serra Talhada – PE. Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta-feira das 7h00 às 9h00. Exceto às Terças quando o horário é estendido até as 11h00, para as pessoas de cidades circunvizinhas que tiverem sido previamente agendadas.

Agendamento (grupos, comunidades, cidades, etc.) através do telefone (87) 3831-9330 (falar com Rita ou Vânia).

Desde já agradecemos a atenção do Farol de Notícias .

Atenciosamente,

Rita Jussara R. A. Barros (Assistente Social – HEMOPE)