Do Diario de PE

Há 9 anos morreu o astro da música pop Michael Jackson. Conhecido pelas canções Beat it, Thriller e Black or white, ele também fez sucesso pelo gingado. Em 1983, durante o programa de televisão Motown 25: Yesterday, today and forever fez, pela primeira vez, o passo moonwalk – no qual anda para trás sem tirar a ponta dos pés do chão -, que ficou sendo a marca registrada do cantor.

Naquela noite, Michael Jackson calçava um par de mocassins pretos durante a performance da música Billie Jean. Foi durante essa apresentação que ele lançou o passo de dança e os sapatos usados serão leiloados pela casa norte-americana GWS Auctions.

Segundo entrevista cedida ao portal de notícias CNN, a dona da casa de leilões Brigitte Kruse afimou que “qualquer coisa relacionada a Michael Jackson é extraordinária, e ter algo tão incrivelmente histórico como esses sapatos usados por Michael, quando ele fez o famoso moonwalk, é extremamente especial”.

Ainda de acordo com a proprietária do estabelecimento, os funcionários estimam que o preço pago pelos “sapatos mágicos” – apelido dado pelo próprio Michael Jackson – será de aproximadamente US$ 10 mil. Porém, no site da GWS Auctios, o lance mínimo está valendo US$ 50 mil. O leilão será no dia 26 deste mês na Califórnia (EUA). Na descrição do objeto diz que o par de mocassins estão em ótimo estado levando em conta a idade deles e que é possível notar desgaste no solado.

Um pouco sobre a carreira de Michael Jackson
O cantor iniciou a trajetória profissional aos 11 anos, quando ingressou na banda Jackson 5, a qual os demais integrantes eram os irmãos dele. Em 1971, aventurou-se na carreira solo e alguns anos depois ganhou a alcunha de Rei do Pop.

A carreira do artista sempre teve a presença de polêmicas. Em 1993, foi acusado de abuso sexual tendo como vítima um menor de idade. Durante o período em que essa declaração apareceu na imprensa, Michael Jackson sumiu por uma semana antes de ser encontrado em uma clínica de reabilitação, pois estava viciado em analgésicos. Anos depois, quando foi mostrar aos fãs o filho que acabara de nascer, o pôs para fora de uma janela por alguns segundos.