valdir 2

Fotos: Alejandro Garcia / Farol

A medicina em Serra Talhada tem crescido e se reinventado diariamente. Considerada polo regional médico, a Capital do Xaxado está atraindo novos profissionais, cursos e centros médicos que vão expandir o leque de possibilidades de prevenção e tratamento de doenças cardíacas e neurológicas dos serratalhadenses. A mais nova dessas inovações é o Grupo Cardiologia e Diagnóstico do cardiologista e especialista em medicina intensiva Dr. Waldir Tenório Júnior, que contará com a parceria do neurologista Dr. Claudemar Alves.

O Grupo Cardiologia e Diagnóstico vem para Serra Talhada com a pretensão de constituir um centro de diagnóstico integrado de diversas especialidades, no qual o paciente poderá fazer diversos exames e passar por médicos especialistas de várias áreas, buscando a precisão no diagnóstico, o tratamento de doenças cardíacas e neurológicas, e sobretudo, a prevenção para garantir a qualidade da saúde e o envelhecimento com qualidade de vida.

 

valdir 3

Formou-se em 2008, o Dr. Waldir Tenório estudou cardiologia e medicina intensiva (especialidade em CTI) no Hospital de Laranjeiras e no Instituto Aluízio de Castro, no Rio de Janeiro. Há um ano de volta a cidade, o Dr. Waldir Tenório tem anos de experiência na medicina generalista e reconhece a importância desse trabalho de prévio de diagnose para prevenir e tratar melhor as doenças cardiovasculares. Enfatizou também, que apesar do legado de polo médico, as pessoas ainda têm acesso de acessar alguns equipamentos de saúde. Pensando nisso, sentiu a necessidade de construir o grupo e disponibilizar equipe, exames e tratamentos de ponta, de maneira mais acessível a todos.

Em conversa com o FAROL, Dr. Valdir comenta que um dos métodos que utiliza, o monitoramento da pressão arterial, fundamental para evitar complicações nos pacientes durante a madrugada, “Um fato interessante, e vários estudos mostram, que tanto o infarto quanto o acidente cardiovascular (AVC) ocorrem mais durante a madrugada e com o mapeamento consegue-se perceber que o paciente está com o quadro de hipertensão arterial e evitar o evento. Esse é o diferencial, eu não quero tratar o paciente que teve um infarto, eu quero evitar o infarto”.

O cardiologista também falou sobre algumas das principais patologias que atingem a população da região, enfatizando a necessidade de tratamento imediato desses males.

“A doença mais comum, não apenas aqui, mas a nível mundial na área cardiovascular é a hipertensão. E nós sertanejos que temos um hábito alimentar mais carregado, puxado no sal, com a buchada, por exemplo, corrobora para a hipertensão que é um caminho para a insuficiência cardíaca. A doença de chagas também é bastante comum nas zonas rurais e se esses pacientes pudessem chegar até nós o quanto antes melhor, pois procurar o médico já em um estágio avançado ou terminal ele não tem muita coisa a fazer”, adverte Dr. Waldir

O consultório do Dr. Waldir Tenório já funciona há um ano na cidade, o novo endereço na rua Inocêncio Gomes de Andrade, esquina da escola Nova Geração. O Grupo Cardiologia e Diagnóstico está se articulando para expandir as áreas de especialidades, buscando em outros profissionais da fisioterapia e nutrição, a integração que possibilitará diagnósticos precisos e tratamentos eficazes para os serratalhadenses. Mantenha-se saudável e previna-se, marque uma consulta com o Dr. Waldir Tenório Júnior.