medico

Fotos: Alejandro Garcia / Farol

O médico especialista Claudomar Alves, natural de Mirandiba alçou voos altos e foi até a capital pernambucana para estudar medicina na UPE. Formando-se em 2008, voltou ao interior para trabalhar como clínico geral. Em 2011 fez a residência médica em neurologia no Hospital da Restauração em Recife e agora retorna ao Sertão e enxergou em Serra Talhada um campo promissor e pretende fincar os pés para diagnosticar e tratar os pacientes de patologias neurológicas.

O FAROL conversou com o neurologista que nos revelou a parceria com o cardiologista Dr. Waldir Tenório, integra o Grupo Cardiologia e Diagnóstico, que pretende desenvolver a área de diagnóstico e tratamento multidisciplinar com outros médicos e profissionais de áreas transversais a medicina como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas etc.

Empolgado o Dr. Claudomar fala sobre os novos planos de trabalho e descreve como pretende lidar com as possíveis patologias dos serra-talhadenses. “Na neuro-clínica o foco é o paciente, trabalhamos muito com o exame clínico, que é básico. A partir do histórico do paciente e o contato direto com ele. A tecnologia está aí para serem utilizados mesmo, os exames de alta tecnologia auxiliam muito no diagnóstico, mas não podem substituir a interação médico-paciente”.

OS MÉDICOS VALDIR E CLAUDOMAR FAZEM PARCERIA POR SERRA TALHADA
OS MÉDICOS VALDIR E CLAUDOMAR FAZEM PARCERIA POR SERRA TALHADA

Dr. Claudomar deixa claro a pretensão de montar ambulatório para associar as consultas e aos exames, futuramente. E registra que Serra Talhada é uma cidade de médio porte e está muito diferente do que há 10, 15 anos atrás. “Nossa especialidade precisa de um suporte, de outros profissionais, médicos de diagnóstico e nessa época não tinham disponíveis, por isso a cidade era tão carente a neurologia aqui. Não se sonhava que há 10 anos houvesse uma ressonância magnética em Serra Talhada, e esse é um exame básico da neurologia, e hoje já temos”, avalia o neurologista.

Com relação às doenças diagnosticadas na capital do Xaxado, o médico afirma que 80% dos casos são de baixa complexidade e poderiam ser solucionados na cidade, sem necessidade de ser transferido para Recife ou cidades maiores. Entre outras doenças, as que mais acometem as pessoas na contemporaneidade são: cefaleias, as dores de cabeça, os transtornos de movimento, as epilepsias, a doença de Parkinson, o tremor essencial, a coreia de Huntington, e a doença vascular, como a cardiovascular e a encéfalo vascular que é que mais mata no mundo todo e mais onera o sistema público de saúde.

Diante disso, Dr. Claudomar também comenta que a melhor forma de prevenir essas doenças ainda está nos cuidados primários, evitando a hipertensão arterial, a diabetes, o tabagismo e a obesidade. Casos que o médico deve sempre ter atenção em seus pacientes e educa-lo para o combate dos fatores causadores. O consultório do Dr. Claudomar Alves atende na rua Inocêncio Gomes de Andrade, esquina da escola Nova Geração, juntamente com o consultório do Dr. Waldir Tenório.