O deputado federal Sebastião Oliveira (PR) disse que não vê “prova contundente” para a prisão do ex-presidente Lula e que, por isso, sua condenação representa uma “página triste da República brasileira”.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM nesta sexta-feira (6), o parlamentar partiu em defesa do líder petista e chegou a dizer que a prisão de Lula virou um “sonho de consumo” do juiz Sérgio Moro.

“Não vejo uma prova material contundente, apesar dos julgamentos, respeito muito os colegiados. Justiça é justiça, mas não há prova material de que o triplex é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto que há uma posição que a OAS dá o próprio imóvel do triplex em uma operação de câmbio que ela faz com algum banco. Ela dá como garantia esse imóvel, o que prova que se fosse do presidente ela não podia dar como garantia esse imóvel”.

Sebastião também condenou a atitude de comemorar a prisão de Lula, lembrando o legado deixado pelo ex-presidente quando governou o país.

“Não dá para estar vangloriando e nem comemorando a prisão de um líder popular como Lula e de um ex-presidente da República por 8 anos, que saiu consagrado dos seus governos com a aprovação de quase 87% e acho que está havendo sim uma intolerância institucional enorme por parte do Judiciário. A prisão de Lula virou um sonho de consumo do juiz Sérgio Moro e acho que nunca se foi julgado um ex-presidente com uma velocidade tão grande quanto foi julgado Lula”, disse o republicano, afirmando que agora teme pela instabilidade do país:

“Eu temo muito pela instabilidade política do nosso país após esse episódio. Há quem vá na vertente de dizer que a lei é para todos, que a lei é essa. Mas eu vou na vertente que a Constituição diz que a presunção de inocência tem que ser exaurida até a última instância, e acho que para a gente prender qualquer pessoa, não é só presidente não, nós temos que exaurir todas as possibilidades de presunção de inocência e temos que ter provas materiais contundentes para isso.

ELEIÇÕES 2018

Sebastião aproveitou o momento para ratificar a importância de, diante este cenário, o PT se aliar ao PSB nas eleições estaduais desse ano.

“O sentimento que tenho sobre a aliança PT e PSB. Eu ratifico e acho importante essa aliança e que a gente marche e caminhe junto nesse processo de desenvolvimento de Pernambuco que vem acontecendo desde 2006 com a eleição do nosso saudoso governado Eduardo Campos, e vem dando continuidade com a mente brilhante e jovem do governador Paulo Câmara. Então, não muda absolutamente nada na minha admiração que eu tenho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na minha opinião foi o melhor presidente que o país já teve, em especial para Pernambuco e para Serra Talhada”, declarou Sebastião, opinando sobre o processo que condenou Lula:

“Acho que há algumas falhas que podiam ter sido melhores debatidas, o processo de outras pessoas na situação do presidente Lula ocorriam pelo menos 10 meses após ao que está acontecendo agora e esse ponto da curva foi bem encurtando no caso do presidente Lula. É lamentável, que em um ano eleitoral isso possa acontecer para inflamar mais os tecidos sociais que já andam absolutamente rotos. Eu tenho, sem dúvida nenhuma, um temor enorme. Temos que nos solidarizar agora com a família do presidente e com o presidente Lula e dizer que é lamentável o que está acontecendo no nosso país.”