Da Folha de PE

Baseada no Livro ‘Lava jato: o juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil’, de Vladimir Netto, a série “O Mecanismo”, lançada pela Netflix na última sexta-feira (23), estreou acompanhada de um arsenal de polêmicas. A estreia da produção dirigida por José Padilha (o mesmo de “Tropa de Elite”) ocorre em meio ao julgamento do recurso de defesa do ex-presidente Lula sobre o tríplex do Guarujá, em São Paulo, e reações como o apedrejamento da sua caravana na região Sul.

As reações vieram de todos os lados, deixando a série sobre os bastidores da operação que está em vigor desde 2013 envolta em movimentos que variam entre pedidos de boicote e cancelamento das assinaturas da plataforma de streaming a mensagens de apoio.

Em texto compartilhado nas redes sociais e em posts com a hashtag #cancelanetflix, grupos de esquerda pedem para que os telespectadores entrem no site da empresa e concedam classificação negativa à série para que os outros “percam o interesse” pelo produto. Para eles, trata-se de “uma manipulação política criada pela direita para promover as aberrações da Lava Jato”. Em nota oficial divulgada em seu site, a ex-presidente Dilma Rousseff afirma que “O Mecanismo” é um “mecanismo de José Padilha para assassinar reputações”.