helicopteroSerra Talhada pode receber reforço no combate à criminalidade com uma equipe permanente de apoio aéreo fornecido pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS). Desde essa quinta-feira (27), um helicóptero da SDS está sobrevoando a cidade mapeando possíveis rotas de fuga e estudando a geografia local com o objetivo de planejar preventivamente futuras ações de apoio ao trabalho, em terra, das polícias Militar e Civil.

A aeronave ajudaria, neste momento, nas operações de combate a grupos organizados que estão explodindo diversos bancos e carros-fortes na região e assaltando caminhões nas estradas. Apesar disso, segundo o comandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Tibério César, a instalação do grupamento na cidade ainda não é definitivo, pois aguarda a decisão final do novo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Fernandes Gioia. Ele ainda vai avaliar se a base avançada de apoio aéreo ficará em Serra, Salgueiro ou Petrolina.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

“Hoje é um dia importante, porque estamos recebendo desde a quinta-feira uma equipe do grupo tático aéreo comandada pelo major Gustavo Santa Clara. Eu já reconhecia publicamente a importância dessa aeronave para Serra Talhada e região. O secretário de Defesa Social reconhecia também essa importância e o valor que aeronave iria dar às operações em terra. Nós teremos um apoio enorme no combate ao crime organizado, a essas quadrilhas que continuam explodindo carros-fortes nas nossas rodovias e na fuga dessas quadrilhas após explodirem caixas eletrônicos”, analisou, em entrevista à rádio Cultura FM, nesta sexta-feira (28).

O comandante Tibério César (foto) enfatizou ainda que uma central de apoio aéreo em Serra Talhada seria de grandetibério césar ajuda, já que o município possui localização estratégica, situado no cruzamento de acesso às estradas para os estados da Paraíba, Bahia e Ceará. O município é ainda o maior dentre uma região composta por 17 cidades, com população de mais de 80 mil habitantes.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

“É um ganho para a nossa região [do Sertão]. Há um interesse também de Petrolina e Salgueiro em receber essa base. Inicialmente, está tendo essa experiência aqui em Serra Talhada e ainda vai passar por essas cidades, mas queremos sair na frente e segurar essa base, quem sabe? A gente já está fazendo os contatos, mostrando a importância de Serra Talhada e dinâmica da cidade, do comércio, das quadrilhas que continuam investindo no roubo de pneus de caminhões. Ou seja, é mais uma ferramenta extraordinária no combate ao crime organizado em Serra Talhada e região”.