alerta

Colaborou Giovanni Sá Filho

Após a alta incidência de casos de microcefalia em Pernambuco, inclusive com registros na região do Pajeú, Serra Talhada entrou no rol de municípios afetados pela doença. A informação foi confirmada ao FAROL, nesta terça-feira (17), junto à Secretaria Municipal de Saúde, que já deflagrou ações para tentar conter o avanço da microcefalia na Capital do Xaxado. De acordo com o secretário executivo de Saúde, Aron Lourenço, em conversa com a nossa reportagem, dois casos foram notificados nos dias 5 e 20 de setembro passado.

Ainda de acordo com Aron, os recém-nascidos vítimas da microcefalia são de Serra Talhada e do município de Flores. “Está confirmado mesmo dois casos aqui, na Clínica São Francisco, um de Serra e o outro é de Flores. O de Serra Talhada foi no dia 5 de setembro, e o outro é de 20 de setembro. O de Serra Talhada está indo quinta-feira encaminhado para uma avaliação no Hospital Osvaldo Cruz, em Recife. Esse foi o registro que a gente fez, já estamos preenchendo a ficha de investigação para encaminhá-lo para o hospital. A outra ação que estamos fazendo é com as unidades de saúde para essa atenção específica”, afirmou Aron Lourenço.

SUSPEITASAron Araújo - Gerente Vigilância em Saúde

O secretário (foto) fez questão de lembrar que os casos confirmados em Serra Talhada ainda serão estudados por uma equipe do Hospital Osvaldo Cruz, onde será investigada a suspeita de que a microcefalia nas duas crianças tenha sido provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor do Zyca Vírus e Febre Chycumgunha.

“Essa ainda é uma pesquisa, não se sabe ao certo de onde vem, porque tem muitas variáveis. Como tem a hipótese é sempre bom pecar por excesso e não por omissão, temos que intensificar, divulgar e redobrar essa informação quanto a importância da população no controle do mosquito para evitar essas altas transmissões. E você tendo uma transmissão controlada, naturalmente há a redução dos casos. Porque doenças vetoriais são assim, quando você mesmo espera explode”, disse Aron.

Aron garante que a prefeitura vem realizando trabalhos de prevenção aos focos do mosquito, no entanto, deixou claro que o município pontua com 5,9 na escala de infestação. O que é um dado considerado alarmante.