cachoeira

Foto: Farol de Notícias /Alejandro García

Serra Talhada foi a cidade que recebeu o maior volume de chuvas nessa quarta-feira (12). Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), choveu 22, 6 milímetros em cerca de uma hora. Foi a maior chuva do mês de maio. No acumulado, chover 26, 4mm neste mês.

O bom volume de chuvas alterou muito pouco a reserva do açude Cachoeira 2, que abastece a Capital do Xaxado. De acordo com o Dnocs, o açude conta com 4 milhões de metros cúbicos; 20% do volume total de 21 milhões. Por conta disso, o cenário ainda é de precaução e o racionamento está mantido pela Compesa.

“O racionamento de dois dias sem água está mantido, uma vez que as chuvas são isoladas. A gente ainda não tem segurança com relação ao abastecimento, porque as chuvas precisam cair na cabeceiras dos açudes que desaguam no Cachoeira. A luz amarela permanece acesa”, explicou Francisco Sá, coordenador regional da Compesa. Segundo ele, a Adutora do Pajeú continua ajudando no abastecimento,mas não apenas para Serra Talhada, mas também para as cidades do Alto Pajeú.