Ao contrário do que foi amplamente divulgado, o município de Serra Talhada conseguiu conquistar dois tratores de esteira, das 47 máquinas que ficaram quase um ano no pátio do Instituto de Pesquisas Agropecuárias (IPA). O detalhe é que os tratores não estão sob a coordenação da prefeitura mas do próprio IPA.

O curioso é que as máquinas foram adquiridas após apresentação das emendas parlamentares dos deputados Inocêncio Oliveira (PR) e Eduardo da Fonte (PP). Ou seja, quem acabou levando um “canto de carroceria” não foi o munícipio mas o Governo de  Serra Talhada – aliado do próprio Inocêncio. Quem vai se dar bem nesta história é o ex-vereador Ronaldo Melo (PSB), que tem trânsito livre no IPA.

Segundo um dos coordenadores do instituto, Ivan  Barbosa, o órgão passa agora a dispor de dez máquinas para servir aos agricultores. “Tudo tem que ser feito com um pedido formal, com abaixo-assinado para ser deliberado. Nós enviamos a reivindicação ao Recife e aguardamos a liberação”, disse Barbosa.

Para presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Hamilton Silva, foi bem melhor às máquinas ficarem no controle do IPA do que da prefeitura. “Desta forma evita-se o uso político do equipamento. Mesmo com a burocracia, foi melhor ter ficado no IPA”,  ratifica o sindicalista.

Segundo ele, um pedido de horas-máquina feito ao IPA demora mais de 30 dias para liberação.  A regional Serra Talhada conta com 10 máquinas. Duas  encontram-se quebradas e seis são da década de 80.