Pref.Sta.Cruz (1)

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Nessa quarta-feira (22) o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Tássio Bezerra, fez uma visita de cortesia a redação do FAROL. Durante a entrevista,o gestor fez uma avaliação do seu mandato, revelou alguns planos para o futuro, e cobrou responsabilidade aos que fazem oposição ao seu governo. Confira a entrevista exclusiva feita pela repórter Manu Silva.

ENTREVISTA COM TÁSSIO BEZERRA – PREFEITO DE STª CRUZ DA BAIXA VERDE

FAROL: Prefeito Tássio Bezerra, bom dia, seja bem vindo a redação do Farol de Notícias. Gostaríamos de começar essa conversa com uma avaliação desses três anos e meio de mandato em Santa Cruz da Baixa Verde. Como o senhor avalia sua gestão?

TÁSSIO BEZERRA: Três anos e meio de mandato muito sofrido por conta da crise que as prefeituras vem passando. A gente tem uma crise institucional brasileira, além da crise política, crise institucional e crise financeira, que principalmente assola o Brasil desde de 2015. Agora em 2016, eu acho que com uma força um pouco maior, mas mesmo assim nós conseguimos imprimir uma cara na nossa gestão. A gente conseguiu fazer um calendário de obras, fazer um calendário de inaugurações no nosso município para que a gente pudesse fazer obras estruturadoras. Para se ter uma ideia, a gente tem uma escola com mais de 1.200 alunos que são basicamente formadas de casas alugadas.

Então, a gente está fazendo uma escola de 12 salas no valor de R$ 3,5 milhões, poucos municípios aqui estão fazendo. Acho que Serra Talhada está fazendo uma, mas para o tamanho de Serra Talhada, uma escola de 12 salas, imagine para o tamanho da minha cidade que tem apenas 12.700 habitantes. Então, com esse cronograma de obras estruturadoras, que minha cidade não tinha uma quadra coberta se quer, hoje nós temos já duas e estamos caminhando para a terceira quadra poliesportiva coberta. Agora estou fazendo um ginásio poliesportivo, isso tudo com parcerias com o governo do estado, com o governo federal através do Ministério do Esporte, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fnde).

Através dessas parcerias o nosso município pôde imprimir esse calendário de obras estruturadoras e agora a gente está colhendo os frutos, estamos inaugurando, cada mês a gente inaugura uma ou duas obras se for o caso. Calçamos 30 ruas no nosso município, alguém pode dizer que é pouco, mas para um município de 12.700 habitantes com uma população de 55% de área de zona rural, 30 ruas é muita rua. Então, mesmo diante dessa crise, mesmo diante o que nos assola, Santa Cruz, a nossa gestão está imprimindo esse calendário de obras e colhendo os frutos agora.

Veja também:   Homicida que agiu no Sertão do Pajeú é preso

Pref.Sta.Cruz (2)

FAROL: Prefeito Tássio, no ultimo final de semana o senhor entregou uma escola na zona rural da cidade e contou com a a deputados Silvio Costa, Augusto César e o senador Armando Monteiro. Ainda há obras para serem inauguradas em Santa Cruz da Baixa Verde? E em discurso o senhor rebateu críticas da oposição, como está o clima eleitoral na Terra da Rapadura?

TÁSSIO BEZERRA: Em primeiro lugar é como eu disse, a gente se projetou um primeiro e segundo ano de mandato, fizemos as obras. Algumas obras pararam no meio do caminho, fomos atrás de recursos, conseguimos esse recurso, conseguimos destravar essas obras e hoje nós estamos colhendo os frutos. Hoje eu tenho mais uma quadra poliesportiva para inaugurar, hoje eu tenho mais duas escolas, que é uma da sede de 12 salas que já está sendo pintada, acho que daqui a 30 ou 40 dias vamos inaugurar. Tenho mais uma escola da zona rural para inaugurar, já inaugurei duas na zona rural, duas quadras poliesportivas, 30 ruas, tenho mais três passagens molhadas para inaugurar. Então, tem coisa para inaugurar até o fim do ano é bastante florido lá em Santa Cruz da Baixa Verde.

Com relação aos meus apoios, Augusto César, Sílvio Costa que esteve lá, Armando Monteiro foi quem eu apoiei, infelizmente, Armando Monteiro perdeu a candidatura para o governo do estado, mas estou com ele. Tenho uma posição política assim como meu pai, nós somos de posição política. Não tem esse negócio de um dia vira para lá, vira para cá não, nossa posição é definida. E eles foram ao meu convite para confirmar e mais uma vez reafirmar o nosso compromisso com eles, com o PTB, sou do PTB e principalmente. Eles foram lá também pelo que eles fizeram por Santa Cruz. Lógico, tem umas obras do governo do estado que a gente fez através dele, como a prefeitura, uma quadra poliesportiva, mas várias obras dessas foram do governo federal, foram com o apoio de Sílvio Costa e com o apoio de Armando Monteiro.

Veja também:   Homem vestindo saia não aceita abordagem da PM

Já com relação à questão da oposição, faz parte do jogo político. Você pega deputados de Brasília que antes de Dilma sair diziam uma coisa, no dia que Dilma saiu, eles já mudaram o discurso. E isso faz parte do jogo político brasileiro, quem tem que entender isso, quem tem que vê o que que está acontecendo são os cidadãos, são as pessoas que votam, são eles que colocam lá nossos representantes. Então, o poder é do povo. A relação com a oposição é a seguinte: do meu lado eu vou mostrar o meu trabalho e mediante isso, o povo de Santa Cruz vai decidir ou não se eu mereço mais 4 anos de mandato. Mas tenho certeza absoluta, sou candidato a reeleição e tenho um trabalho muito bom, muito grande para mostrar a cidade.

Pref.Sta.Cruz (5)

FAROL: Então, o bate-rebate com a oposição já começou acirrado. Se preparando para isso o senhor já deve estar com o projeto de reeleição bem encaminhado. Quais são os planos para a campanha? Caso eleito quais são os novos planos para Santa Cruz da Baixa Verde?

TÁSSIO BEZERRA: Eu tenho adversários lá que faz o seguinte, se a pessoa quer ser candidato a prefeito, ele tem que pelo menos dizer o seguinte: ‘olhe, eu quero ser candidato a prefeito por isso, por isso e por isso. E para fazer isso, isso e isso’. Nem isso eles dizem. O que é que eles fazem? Eu inaugurei uma escola de R$ 1 milhão na zona rural do município, eles disseram que foi um desperdício de dinheiro, é um absurdo. Eu vou dar um exemplo, estou fazendo quatro escolas, mas agora eu tenho o plano seguinte. Existe o PME, que é o Plano Municipal de Educação, que até 2020 nós temos que ter uma escola em período integral municipal. Isso vai fazer parte do meu plano de governo porque nós construímos a estrutura. Então, uma creche, quatro escolas, e agora no meu plano de governo, nós vamos colocar lá até 2020 uma escola de referência e nuclear essas escolas.

Veja também:   Homem invade residência da ex-mulher em Triunfo

Diminuir o número de escolas para acabar com salas multi seriadas. Ou seja, não adianta uma pessoa de primeira, segunda, terceira série em uma sala. Tem um plano ao longo do tempo, começou com meu primeiro mandato e quero que continue no segundo para poder terminar em 2020. Só dando um exemplo para mostrar aos cidadãos santa-cruzenses, a gente segue uma linha de raciocínio e não ficar fazendo bloquinhos de carnaval para tentar fazer politicagem. Isso é politicagem escrita, não dizem uma coisa, vou fazer isso de diferente que ele não fez. Então, essa questão a gente vai elaborar um plano de governo bem estruturado com continuidade que é o principal e acredito que vai dar certo.

FAROL: Prefeito, para finalizar, qual mensagem o senhor gostaria de deixar para a população de Santa Cruz da Baixa Verde?

TÁSSIO BEZERRA: A cada santa-cruzense que está vendo as nossas melhorias, tem gente que está de um lado, tem gente que está de outro, gente indeciso, mas o principal é ver o que está acontecendo na cidade. E ao ver o que está acontecendo, ver as obras e principalmente as ações. Nós estamos em oitavo lugar na questão de documentação no estado de Pernambuco no selo Unicef, ficamos em terceiro lugar no Idep ano passado em Pernambuco. Então, de todos os 184 municípios do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco que é similar ao Ideb, ficamos em terceiro lugar, isso é muito importante. Entregamos carros, ambulância, alugamos uma casa de apoio com 15 quartos lá em Recife. Tenho certeza da mudança que estamos fazendo para a frente e vou mostrar isso ao povo para que votem consciente no candidato que quiser.

Pref.Sta.Cruz (4)