Com informações do TCE-PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) divulgou nesta quarta-feira (21) o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITM – PE), que avalia a situação dos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado. No saldo geral, Serra Talhada foi avaliada negativamente pelo segundo ano consecutivo. De acordo com o TCE, o nível de transparência do portal do governo Duque caiu para o posição 131º. Em 2015, o portal havia figurado na posição 114º [relembre].

No Pajeú, o FAROL constatou que a Prefeitura de Serra perde para municípios menores no quesito transparência como Triunfo, São José do Egito, Brejinho, Carnaíba, Tuparetama, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Afogados da Ingazeira e Itapetim. Estas cidades estão na faixa considerada moderada (cor verde). No nível ‘amarelo’ considerado “insuficiente” ao lado de Serra Talhada aparecem, no Pajéu: Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Santa Terezinha, Tabira e Quixaba.

Ao longo dos últimos anos, o governo Duque buscou investir no aprimoramento de algumas ferramentas de transparência em seu portal, fato que fortaleceu o discurso do governo neste sentido, especialmente, no período de eleição. No entanto, o TCE mostra que ainda falta muito para a gestão atender os requisitos necessários. O estudo do Tribunal foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da transparência das prefeituras entre os meses de julho e setembro deste ano.

Para cada portal avaliado foi calculado o ITMpe – Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. O de Serra Talhada atingiu apenas 352 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Serra Talhada acabou na posição 131 entre 184 cidades de Pernambuco