Da Folha de PE

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (15), dia da Proclamação da República, que vê pessoas “preocupadas com o que está acontecendo no Brasil”, já que o país tem uma “tendência a caminhar para o autoritarismo”. Ele voltou a defender o fortalecimento das instituições e da federação como solução para essas questões.

O discurso foi feito em Itu (101 km de São Paulo), para onde o governo foi transferido simbolicamente no feriado, cidade que foi palco de uma convenção em 1973 que discutiu a criação da República.

“Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre caminhar para o autoritarismo, para uma certa centralização. Nós, o povo brasileiro, temos até, digamos, uma certa tendência para a centralização”, disse, antes de fazer uma retomada histórica dos momentos em que o país viveu ditaduras no século 20, como o governo Getúlio Vargas e o regime militar.

Veja também:   Pastor e cabeleireiro se unem em cerimônia evangélica de casamento gay

Segundo ele, esses movimentos não foram frutos apenas de golpes de Estado, mas porque “o povo também quer”. “O fato de nós termos transferido o governo praticamente para itu é de uma simbologia muito forte, muito significativa”, afirmou.

“Aqui nós inauguramos uma fórmula que a rigor deveria impedir os movimentos centralizadores que se deram no histórico que eu fiz. O ideal seria que nunca tivéssemos essa centralização, autoritarismo em certos momentos que houve no passado.”

Na cerimônia, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Itu, foi entregue o titulo de cidadão ituano ao vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) José Eduardo Bandeira de Mello, amigo pessoal de Temer.

Veja também:   União entre Márcia e Sebastião é selada; Marília participou do ato

A segurança do prédio foi reforçada pelo Exército, que ficou nos arredores. O evento não encheu as 400 cadeiras do auditório. Do lado de fora, manifestantes organizados por PT e PSOL fizeram um protesto nos arredores da prefeitura.

Em seu discurso, Bandeira de Mello defendeu a gestão Temer. Segundo ele, “nunca antes nesse país alguém foi tão traído e vítima de tantas ciladas como o presidente Temer”.

Temer, ao agradecer, listou medidas de sua gestão, como o teto de gastos e a reforma trabalhista, e relatou “vários eventos que tentaram paralisar o governo”, referência à delação do empresário Joesley Batista e denúncias da Procuradoria-Geral da República contra ele.

Veja também:   Gabi Brandt explica fatura do cartão de R$ 377 mil após críticas na web

Segundo o presidente, esses eventos “não paralisaram a gestão” e a “caravana foi passando tranquilamente”.

Tucanos

Temer chegou ao evento, que acontece dois dias após o pedido de demissão do ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo, de dois caciques do PSDB: o governador Geraldo Alckmin e o ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo).

A saída de Araújo antecipou discussões sobre reforma ministerial e desembarque da legenda do governo. Temer, Alckmin e Imbassahy saíram sem falar com a imprensa.
O presidente voltou para Brasília no início da tarde.