caminhaoO presidente em exercício, Michel Temer, afirmou na noite desta quinta-feira (14), por meio de nota divulgada à imprensa, que o povo francês foi vítima de “injustificada intolência”. A declaração foi divulgada cerca de três horas após o ataque que matou dezenas de pessoas em Nice, no sul da França.

As mortes ocorreram após um caminhão atropelar pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice. Autoridades confirmaram 84 mortos até o início da manhã de sexta (15).

“O povo francês foi vítima da mais injustificada intolerância neste 14 de julho. É abjeta e ultrajante a ação perpetrada contra inocentes que celebravam os mais elevados valores universais: a liberdade dos povos; a igualdade entre os cidadãos e a fraternidade como elemento das relações entre seres humanos”, diz a nota divulgada por Temer na noite desta quinta-feira.

O ataque aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, diz que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

O Ministério do Interior francês confirmou que o motorista foi morto. A agência AP, citando como fonte Christian Estrosi, informou que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

Leia mais em G1