Publicado às 04:35 desta quinta-feira (19)

O governo Michel Temer vem ignorando os apelos dos prefeitos brasileiros e as consequências para as cidades virão com força em 2018.

Esta é a opinião do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), que participou de uma agenda em Brasília (DF), nessa quarta-feira (18), com outros gestores, e anunciou medidas drásticas para Serra Talhada, em função da postura do governo federal.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, Duque anunciou, entre outras medidas, demissões em 2018 e o fechamento de equipamentos públicos.

“Por exemplo, em Serra Talhada, vamos ter que fechar as cozinhas comunitárias, que já funcionam com muita dificuldade, porque os programas vão deixar de existir, não tem mais recurso. Na agricultura também, praticamente zero os recursos. O Serviço Único de Assistência Social (Suas), praticamente zero, 97% o corte, na saúde tem corte, na educação básica tem corte também de 26% e isso está amedrontando todos os prefeitos, além da crise de natureza financeira, com a redução das receitas nacionais. Ou seja, o ICMS caiu, as receitas municipais caíram, e esse aprofundamento tem preocupado todos os gestores”, lamentou o prefeito, afirmando que os prefeitos nordestinos estão mobilizados para pressionar os parlamentares e ministros do governo.

DEMISSÕES

Ao ser questionado se em Serra Talhada pode acontecer o que ocorreu em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde a prefeita fechou programas e demitiu servidores, Duque foi enfático.

“Com certeza, isso daí já está definido. Se você tem 97% de corte no recurso do Suas, então como é que você vai funcionar Cras, Creas, como funcionam as cozinhas comunitárias, como funcionam os programas? Vai se resumir a manter um bolsa família, porque não vai ter recurso para gerenciar política de assistência social no município. Se você vai ter recurso reduzido na educação, como é que você vai ampliar a rede? Como é que você vai ampliar a saúde se vai ter redução de recurso na saúde?”, revelou.

Ainda durante a entrevista, o prefeito de Serra Talhada admitiu que o cenário criado pelo governo federal é assustador.

“Isso está amedrontando muitos prefeitos. É um tema muito difícil, já está terminando o ano com um cenário muito assustador, e os prefeitos estão com essa preocupação. A pressão aqui é grande, você não tem ideia da pressão que está aqui em Brasília, está fervendo. Porque os prefeitos estão partindo para o embate, querem que a representação dos prefeitos, a Frente Nacional, a Associação dos Municípios, a CNM, marque uma reunião com o presidente da república para colocar essas questões muito claramente. Na ponta, quem vai sofrer é a população”, resumiu Duque.