Do Reuters

Os resquícios da tempestade tropical Harvey avançaram terra adentro e chegaram o norte do Estado norte-americano da Louisiana nesta quinta-feira, permitindo que equipes de resgate fizessem buscas em casas de Houston e no litoral sudeste do Texas, o local mais atingida pelas chuvas, à procura de mais sobreviventes ou vítimas.

A tempestade matou ao menos 35 pessoas, mas o saldo de mortes está aumentando, uma vez que o recuo das águas tem revelado mais corpos. Cerca de 32 mil pessoas foram obrigadas a procurar abrigos nos arredores de Houston desde que o Harvey chegou ao litoral na sexta-feira como o furacão mais poderoso a atingir o Texas em meio século.

Blecautes relacionados à tempestade provocaram duas explosões na alagada usina química de Arkema, em Crosby, no Texas, 48 quilômetros ao nordeste de Houston, e um policial foi hospitalizado depois de inalar produtos químicos tóxicos.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

“A coluna de fumaça é incrivelmente perigosa”, disse Brock Long, administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema), em uma coletiva de imprensa.

Os moradores de uma área de 2,4 quilômetros ao redor da usina foram retirados, e a empresa exortou as pessoas a manterem distância dos arredores, alertando que novas explosões são prováveis.

Até esta quinta-feira o Harvey havia sido rebaixado para uma depressão tropical situada cerca de 24 quilômetros ao sul de Monroe, na Louisiana. As chuvas da tempestade causaram mais estragos ao longo da Costa do Golfo dos EUA, e o Serviço Nacional do Clima alertou que até 25,4 centímetros de chuva podem cair nos Estados de Mississippi, Tennessee e Kentucky.

Veja também:   Acordo UE-Mercosul é 'muito ruim', 'façamos um novo', diz Macron

Rios e reservatórios do Texas se mantiveram nos níveis de inundação ou próximos disso, e as autoridades avisaram que as águas elevadas continuarão representando um perigo na região nos próximos dias.

As autoridades federais já resgataram 100 mil pessoas de casas alagadas e continuarão as buscas, disse Brock.

O Corpo de Bombeiros de Houston iniciará uma busca bairro por bairro nesta quinta-feira para tentar resgatar sobreviventes ilhados e recuperar corpos, informou o chefe-assistente Richard Mann a repórteres.

O condado de Fort Bend ordenou uma retirada obrigatória nesta quinta-feira em áreas próximas do reservatório Barker, que está cerca de 32 quilômetros a oeste de Houston e corre risco de inundar.

Cerca de 325 mil pessoas e empresas já solicitaram assistência à Fema, que já distribuiu 57 milhões de dólares em ajuda, afirmou Brock.