tochaNo ano dos Jogos do Rio, o Recife vai fazer parte de uma das celebrações mais emblemáticas do maior evento poliesportivo do mundo. A tocha olímpica vai passar por diversos bairros da cidade no dia 31 de maio. O trajeto tem início no Arruda e acaba no Marco Zero, totalizando 36 km. O percurso foi testado pelo comitê organizador dos Jogos e pela comissão da Prefeitura do Recife e Governo do Estado nas últimas segunda (25) e terça-feira (26). O roteiro c28ompleto ainda não está definido e pode sofrer alterações e ajustes.

O Recife também foi escolhido para ser uma cidade-celebração, local onde acontece uma cerimônia para acender a pira olímpica e uma festa da cultura popular. Além disso, 13 atletas e ex-atletas recifenses, selecionados pela PCR, farão parte do revezamento. Ao todo, vão ser 175 pessoas participantesde ao longo dos 36km de percurso. Cada pessoa que carregar a tocha vai percorrer 200 metros. Os demais participantes serão escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e patrocinadores dos Jogos.

A solenidade está prevista para começar às 13h, saindo do bairro do Arruda e chegando ao Bairro do Recife às 20h. Todo o evento será filmado e transmitido para o mundo inteiro pelas emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos. Além da festa na chegada da tocha, em 15 pontos distribuídos pela cidade, a Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba. A ideia é que a população possa se envolver e participar do evento, que também divulgará mundialmente a cultura pernambucana.

No início do mês de maio, vai ser divulgado o roteiro completo com o esquema de trânsito adotado pela Companhia de Transporte Urbano (CTTU). As escolas municipais que estão localizadas no rota da tocha, também terão uma programação especial no dia do evento. Todos os alunos serão envolvidos em atividades e poderão assistir de perto a carreata passar.

Além da Secretaria de Esportes, estão envolvidas na ação as pastas municipais de Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Turismo e Lazer, Mobilidade e Controle Urbano, a Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e Guarda Municipal, a Secretaria Estadual de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Do Jornal do Commercio