acidente 3Fotos: Arquivo Farol/Alejandro García

Atualizado às 18h54 desta segunda-feira (29)

No mês dos festejos de São João, o Hospital Regional Professor Agamenom Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, contabilizou 148 acidentes de trânsito envolvendo carros, motos, ciclistas e pedestres. Os números coletados pelo FAROL evidenciam a imprudência desmedida no trânsito da Capital do Xaxado e região mesmo diante campanhas e trabalhos preventivos tocados por órgãos como Geres (11ª Gerência Regional de Saúde), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e STTrans (Superintendência de Trânsito de Serra Talhada).

Ainda, de acordo com as estatísticas coletadas pelo FAROL, o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas continua preocupante em Serra e região. De 1º de junho até esta segunda-feira (29), o Hospam notificou 121 acidentes com motos, o que significa pouco mais de 80% do total de vítimas que deram entrada no hospital nesse período. O restante das ocorrências é estratificada entre carros (24 acidentes) e “outros” (3) englobando acidentes em geral, incluindo atropelamentos de pedestres e quedas de ciclistas.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

FIQUE POR DENTROacidente 3

Só nos primeiros meses deste ano, o volume de acidentes de trânsito em Serra Talhada e região vem mostrando-se assustador. Segundo dados da XI Geres, em conversa com o FAROL, mais de 700 casos já foram registrados no Hospam entre janeiro e a primeira quinzena de maio de 2015. Um levantamento realizado por equipes de monitoramento da Geres aponta que o volume de dinheiro que se gasta com as vítimas de acidentes que chegam ao Hospam daria para sustentar, pelo menos, três grandes hospitais na capital do Estado, Recife.

Só em 2014, apenas de motos, a Gerência Regional de Saúde registrou mais de 1.900 acidentes e 2.591 colisões de carros em Serra Talhada. Somados, os números indicam que ocorreram mais de 4 mil acidentes de trânsito apenas na Capital do Xaxado no ano passado. Enquanto isso, o Governo Municipal mantém em “banho maria” a promessa antiga de disciplinamento do trânsito de Serra Talhada através da tão aguardada municipalização, ainda sem previsão para ser implementada.