transporte público em STAs empresas que prestam o serviço de transporte público em Petrolina têm 150 dias para substituir a frota de ônibus com mais de dez anos de uso. Esse é um dos compromissos firmados perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito do município, Júlio Lossio, e pelo diretor da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro.

O TAC foi proposto pelo MPPE em seguimento a uma recomendação anterior, expedida no mês de agosto, em que a Instituição já pedia o cumprimento do artigo 1º, parágrafo 4º do Decreto Municipal 53/2013, que fixa o tempo limite dos veículos utilizados para o transporte coletivo.

Veja também:   Bebê de apenas 1 ano morre afogado após cair em balde com água

Os novos ônibus que deverão ser adquiridos pelas empresas concessionárias têm de respeitar as normas de acessibilidade, com plataforma elevatória para cadeirantes, espaço reservado para deficientes visuais e cão-guia, apoio de mãos com identificador para cegos, assentos especiais para obesos e grávidas e cadeiras reservadas para idosos e pessoas com deficiência.

A promotora de Justiça de Defesa da Cidadania com atuação em Direitos do Consumidor, Ana Cláudia de Sena Carvalho, requisitou à EPTTC que cumpra sua função de vistoriar as frotas das empresas concessionárias e fiscalizar o cumprimentos dos horários e itinerários de viagens, com a adoção de medidas administrativas no caso de descumprimento dos termos do Contrato de Concessão 001/2012, que normatiza o transporte coletivo na cidade de Petrolina.

Veja também:   JUSTIÇA: MPPE recomenda a imediata interdição do Matadouro Público de Flores

( Do MPPE )