Do Jornal do Brasil

James Comey, demitido ano passado, criticou, em uma entrevista, o presidente americano, que ele considera “moralmente incapacitado” para governar o país.

Donald Trump não demorou a re31sponder e acusou o ex-diretor do FBI de ter cometido vários delitos.

As declarações Comey representam o episódio mais recente de uma guerra de palavras que com Trump, que algumas horas antes – em uma série de mensagens no Twitter – criticou o ex-diretor do FBI e sugeriu que ele deveria estar preso.

A entrevista de Comey ao canal ABC foi exibida antes do lançamento, na terça-feira, de seu livro de memórias, “A Higher Loyalty: Truth, Lies and Leadership” (Uma lealdade maior: verdade, mentiras e liderança), no qual ele descreve os contatos com o presidente republicano.

“Não acredito que ele esteja medicamente incapacitado para ser presidente. Eu acredito que ele está moralmente incapacitado para ser presidente”, disse Comey a respeito de Trump, em sua primeira entrevista desde que foi demitido em maio de 2017.

Trump demitiu Comey de forma abrupta, inconformado com a investigação de um possível conluio de sua campanha eleitoral em 2016 com Moscou para prejudicar a candidata democrata Hillary Clinton.

O ex-diretor do FBI também comentou na entrevista como Trump “fala sobre as mulheres e as trata como se fossem pedaços de carne. Ele disse ainda que o presidente “mente constantemente sobre assuntos grandes e pequenos”.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

Comey afirmou que servir o governo Trump cria um sério dilema ético.

“O desafio com este presidente é que ele será uma mancha para todos a seu redor”, declarou à ABC.

“E a pergunta é: quando uma mancha é muito grande e o quanto a mancha eventualmente deixa você incapaz de alcançar o objetivo de proteger e servir o seu país?”, questionou.

– Material comprometedor? –

Em seu livro, Comey descreve Trump como um desonesto e egocêntrico, chefe da máfia e afirma que o presidente solicitou ao então diretor do FBI sua lealdade pessoal.

“Nunca pedi lealdade pessoal a Comey. Nem sequer conhecia ele. É somente outra de suas muitas mentiras. Seus ‘memorandos’ são de autosserviço e FALSOS!”, escreveu o presidente no Twitter antes da exibição da entrevista.

O presidente também afirmou que Comey administrou “estupidamente” uma investigação sobre Hillary Clinton, concentrada no uso por parte da democrata de um servidor privado de e-mail quando ela era secretária de Estado.

Em outro tuíte, Trump comentou diretamente o lançamento do livro: “As grandes perguntas não são respondidas no livro de Comey, como por exemplo como entregou informação confidencial (prisão), por que mentiu ao Congresso (prisão)?”, entre outras coisas.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

Na entrevista, Comey disse que não tinha certeza se os russos teriam ou não material comprometedor que poderia ser usado para extorquir Trump, relacionado a atividades anteriores à eleição ou a suas ações durante a campanha.

“Acredito que é possível. Não sei”, respondeu.

– Possível obstrução –

Comey também disse que o presidente pode ter praticado obstrução de justiça quando pediu a ele que abandonasse uma investigação sobre seu ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn.

“Certamente há alguma evidência de obstrução de justiça”, disse Comey. “Dependerá de outras coisas que aconteceram em consequência de sua tentativa”.

Trump e seus aliados enfrentam as declarações de Comey na imprensa com ataques ao modo como o ex-diretor do FBI gerenciou a investigação sobre os e-mails de Clinton.

Comey admitiu na entrevista que sua convicção de que Hillary Clinton venceria as eleições presidenciais de 2016 influenciou sua forma de administrar a investigação sobre a democrata.

O ex-diretor do FBI disse que a decisão de anunciar a reabertura da investigação sobre o uso por parte de Clinton de um servidor privado de correio eletrônico quando era secretária de Estado – apenas 11 dias antes da votação – tinha o objetivo de assegurar a legitimidade da eleição.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

“Não recordo de ter afirmado, mas tinha que ser assim, porque ela seria eleita presidente e se eu escondesse isto do povo americano, ela seria ilegítima no momento em que fosse eleita, no momento que isto fosse revelado”, disse Comey.

Hillary Clinton já afirmou que considera o anúncio de Comey sobre a reabertura da investigação provocou sua derrota.

Trump escreveu no Twitter sobre o episódio: “Ele tomou decisões baseado no fato de que pensava que ela venceria e que ele queria um trabalho. Canalha!” (slimeball, ou bola de gosma na tradução literal da palavra).

Em seu livro, Comey destaca que respeita a natureza confidencial da investigação do procurador especial Robert Mueller na busca de respostas sobre o eventual conluio da campanha eleitoral de Trump com os russos e a possível obstrução de justiça por parte do presidente.