Do G1 Petrolina

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deve implantar um novo campus em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a instituição, o Ministério da Educação (MEC) demonstrou interesse na expansão e apresentou condições para a efetivação do projeto. A previsão é que o MEC faça a autorização formal em agosto.

A estimativa é que em dois anos o campus esteja em funcionamento na cidade pernambucana.

De acordo com o vice-reitor, Télio Nobre Leite, esse é um período de negociação entre a Univasf e o Ministério da Educação.

“Queremos que sejam materializadas as condições que o MEC disse que nos daria. Para que no próximo mês, seja feita uma autorização formal. A partir desses passos, vamos articulando com outros atores como a Prefeitura”, explica.

O interesse de expansão para Salgueiro vêm desde a época do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007.

“A cidade apresenta condições como localização estratégica, capacidade de fixação de estudantes e a gente acredita que Salgueiro reúne condições para isso, além de atender a uma região que abrange estados como a Paraíba e Ceará”.

O investimento apontado pela universidade é de R$12 milhões para as obras do campus em Salgueiro, se houver a doação do terreno pela prefeitura. Entretanto, se for encontrado um espaço com estrutura preexistente, esse valor pode diminuir.

A previsão é que sejam abertos os curso de graduação presencial de Engenharia de Produção e de Ciências da Computação, porém podem ocorrer alterações nos cursos.“Temos demorado dois anos entre a aprovação do conselho universitário e o início do funcionamento acadêmico.

Primeiro, precisamos encontrar um local que permita que os dois cursos funcionem e o governo precisa liberar vagas para Concurso Público para professores e técnicos. Após ter articulado isso, vamos definir em que período vamos colocar as vagas dentro do Sisu”, esclarece.

A Univasf conta com 27 cursos de graduação presencial em funcionamento e o 28º vai começar no 2º semestre de 2017. São seis campi: Petrolina-PE, Ciências Agrárias-PE, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA, Paulo Afonso-BA, São Raimundo Nonato -PI.