Direito de RespostaA redação do FAROL recebeu nota da Assessoria de Comunicação da UPAE, em Recife, esclarecendo dúvidas da leitora Milena Ferraz, que luta por uma consulta médica a cerca de 30 dias. Confira na íntegra as explicações sobre o episódio.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Em resposta a leitora Milena Ferraz, a administração da Unidade Pernambucana de Atendimento e Especialidades (UPAE) de Serra Talhada, esclarece que o exame de colonoscopia, feito por um gastroenterologista e não por um ginecologista, como foi citado na denúncia, é realizado duas vezes por semana, na própria unidade.

O serviço encontra-se regularizado, mas é necessário compreensão por parte da população, visto que a unidade também atende cidades vizinhas a Serra Talhada, beneficiando ainda mais pessoas. Já os exames de colposcopia, esses sim realizados por um ginecologista, estão supensos apenas durante o mês de abril, voltando a ser regularizados durante o mês de maio.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Os usuários que tiverem dúvidas sobre os exames e marcações, devem procurar o setor administrativo da UPAE para maiores esclarecimentos.

Entenda melhor:

* A colposcopia é um exame ginecológico realizado pelo médico ginecologista, que serve para inspecionar a vulva, a vagina e o colo do útero em busca de sinais que podem indicar uma alteração do epitélio ou inflamação​.
* A colonoscopia é um exame feito por um gastroenterologista ou um colonoscopista, que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon. A colonoscopia ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão.