“Fiz emendas ao orçamento, denunciei o desprezo com o patrimônio público. Mas a coisa foi resolvida após a intervenção do Farol.” Assim, durante a sessão da última segunda-feira (9), na Câmara Municipal, o vereador Zé Pereira (PT) agradeceu ao FAROL DE NOTÍCIAS por ter ampliado a discussão sobre a restauração do obelisco da cidade. O monumento vinha sendo foco de polêmica desde 2009, quando o parlamentar sugeriu à prefeitura a reforma da estrutura por meio de emenda ao orçamento, no valor de R$ 1500.
 
 
Edificada durante o governo do ex-prefeito Geni Pereira, a obra completou, na data de emancipação política de Serra Talhada, em 6 de maio, dez anos de vida. Foi erguida a pedido de outro ex-prefeito de Serra, Luiz Lorena, e veio marcar a passagem dos 150 anos da Capital do Xaxado. Antes da reforma realizada pelo Governo Municipal, exibia grave aparência de abandono.

A reportagem publicada pelo FAROL em 2 de maio, nomeou a estrutura, carinhosamente, de “Monstrengo Obelisco”, devido o aspecto depredado. A matéria publicada entrou para o pódio das que geraram mais polêmicas no site, com 22 comentários. Como numa verdadeira plenária virtual, surgiram duas correntes. Uma a favor da reforma, e outra, mais iconoclasta – notadamente em defesa do prefeito Carlos Evandro – que criticou o motivo da existência do símbolo arquitetônico.

Veja também:   Busto de Agamenom ganha reforma, mas prefeitura esquece obelisco da emancipação

No final, os mais sectários a “Carlão” acabaram atacando até o próprio site. “Tanto prédio e monumentos históricos a serem protegidos e fica esse site tentado fazer polêmica e denegrir a imagem do Governo Municipal”, disparou um internauta. O leitor Gilvan, em defesa do FAROL DE NOTÍCIAS, disse, com bom humor, que além do obelisco, outras obras estão precisando de reforma. “Eu gostaria que fossem observados outros patrimônios que necessitam de cuidados. Um deles é a estátua do Cristo (que pra mim mais parece Rui Grudi) e o outro é o centro esportivo Luiza Kherle.”

Veja também:   Descaso: A história do Obelisco e a destruição lenta e gradual da memória de ST

Agora, quem desce a Praça Sérgio Magalhães pode, se for o caso, até tirar fotos ao lado do monumento. “O obelisco foi reconstruído. Ele (o site) nos ajudou muito”, reconheceu Pereira. “Também agradeço ao prefeito Carlos Evandro”, completou o parlamentar.

*Acompanhe a polêmica:

Serra Talhada completa 160 anos e ganha “monstrengo” de presente

Prefeitura realiza reforma em obelisco após matéria do Farol de Notícias