A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) se reuniu na cidade de Gravatá desde a última quinta-feira (22) realizando mais um encontro estadual com os parlamentares pernambucanos. Cerca de 700 vereadores participam dos debates em torno dos mais variados temas de interesse do legislativo. Entre eles, julgamento do Parecer Prévio do Tibunal de Contas pelas Câmaras Municipais e regras para as eleiçoes 2012.

Todos os parlamentares da Capital do Xaxado estão presentes. Exceto, o petista Zé Pereira, que ainda passa por sérios problemas de saúde. Na tarde desta sexta-feira (23), pelo menos um palestrante chamou à atenção durante o encontro. Por cerca de uma hora, o desembargador da Justiça Eleitoral, Bartolomeu Bueno, enalteceu o trabalho de fiscalização dos vereadores pernambucanos e colocou em xeque o poder do Tribunal de Contas do Estado(TCE). Segundo ele, vereadores são, em certas ocasições, mais importantes que os prefeitos.

“O TCE é um órgão auxiliar dos vereadores, não é superior ao vereador. Pode, inclusive, recusar o parecer prévio deste Tribunal. A Constituição diz isso. O vereador está acima do Tribunal”, frisou Bueno, sendo bastante aplaudido. Ele que é natural  da cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, enfatizou ainda que o parlamentar precisa ter uma atuação fiscalizadora e até policial. “O vereador, no meu entedimento,é às vezes, mais importante que o prefeito”, finalizou.