vestibular2Os interessados em concorrer a uma das 5.247 vagas do Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem ficar atentos. O prazo de inscrição começa nesta quarta-feira (1º) e vai até dia 19 de outubro.

O procedimento é realizado, exclusivamente, pela internet. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site cvest.ifpe.edu.br . É cobrada uma taxa de R$ 20 dos candidatos aos cursos Técnicos e R$ 40 dos que farão cursos Superiores. O pagamento deve ser realizado somente nas agências do Banco do Brasil, até o dia 20 de outubro.

Os candidatos que solicitaram a isenção precisam consultar o resultado, a partir do dia 3 de outubro. Os contemplados deverão realizar a inscrição, normalmente. A única diferença é que não será gerado um boleto para pagamento, ao final do processo.

Veja também:   Betânia distribui 4 toneladas de peixes

As vagas do Vestibular 2015 são distribuídas em 21 cidades, onde são localizados 15 campi e também polos de Educação a Distância (EaD). Metade delas é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar pelas subcotas de renda ou de etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

Veja também:   Calumbi entrega mais duas ruas pavimentadas

A prova do Vestibular 2015 será realizada no dia 23 de novembro. Candidatos aos cursos Técnicos responderão a 30 questões, sendo dez de Português, dez de Matemática e outras dez de Conhecimentos Gerais. Já quem tenta uma vaga de curso Superior terá redação e outras 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.