semu-3Apesar dos constantes registros de agressões contabilizados diariamente em Serra Talhada, a violência contra a mulher na Capital do Xaxado não vem crescendo. É o que garante a secretária Executiva da Mulher, Mônica Cabral. Segundo ela, o que aumentou foi a força das serratalhadenses para denunciar os agressores, que em geral, são seus próprios companheiros.

Em entrevista na A voz do sertão AM, na manhã desta quinta-feira (27), Mônica apresentou a conjuntura das discussões de gênero no município, alegando que é preciso desconstruir o que a mídia tem colocado em relação ao avanço das agressões. “A violência não aumentou. Apenas as mulheres estão fortes, as mulheres estão identificando que não estão sozinhas”.

De acordo com Mônica, a violência contra a mulher na Capital do Xaxado sempre fez parte do cotidiano das famílias. Mas a grande mudança que vem acontecendo é na tomada de posição das vítimas, que começaram a denunciar mais os agressores, a partir, principalmente, do trabalho de conscientização realizado pela Secretaria Municipal da Mulher.

“A violência sempre esteve na casa dessas famílias”, diz Mônica Cabral, relatando casos de mulheres violentadas há mais de 20 anos que tomaram coragem para se libertar. “Para você compreender, recebemos uma mulher que disse viver há 25 anos sofrendo violência e hoje, a partir do conhecimento da Secretaria e do Centro de Referência, ela nos procura e diz que precisa dar um basta. Eu fico emocionada, porque é esse o nosso papel”, confessou Mônica Cabral.