O número de eleitores em Serra Talhada aumentou de 53 mil para 58.161 em apenas dois anos (de 2010 a 2012), o que representa uma elevação de 9,73% no percentual de votantes na Capital do Xaxado. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a elevação foi constatada após o término do prazo de transferência de títulos eleitorais. Este ano, 4.649 novos eleitores irão exercer o direito de voto na Terra de Lampião.

A novidade é que o crescimento se deu em função, conforme indica o TRE, dos jovens na faixa etária de 16 a 18 anos, que procuraram o Cartório Eleitoral no município, muitos, para tirar seu primeiro título. Eles foram responsáveis por 70% dos novos documentos expedidos, avisa a secretaria do TRE. 

Houve também aumento do quoeficiente eleitoral para os que vão concorrer a uma vaga de vereador. Quem pretende atuar na Câmara Municipal de Serra, em 2013, terá de superar a barreira de 3.100 votos, que é o quórum mínimo por coligação.

Os números divulgados pelo TRE devem direcionar os setores de marketig das pré-candidaturas ora existentes em Serra Talhada. A juventude, que quase sempre é lembrada de forma tímida neste processo, deverá ter um tratamento diferenciado a partir de julho pelos pré-candidatos.

FAROL com informações do blog Euclides Ferraz