DSC_0092

O caso do jovem que postou fotos no WhatsApp fazendo apologia ao crime gerou medo e diversos rumores em Serra Talhada. O FAROL DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Escola Irnero Ignácio, nesta quarta-feira (10), onde o adolescente de 15 anos estuda. A diretora Lúcia Helena Magalhães traçou o perfil do menor como um garoto de bom convívio e muito brincalhão. Ela defende que o rapaz foi vítima de uma legenda de foto mal intencionada, a qual não foi escrita pelo menor. E que é papel da Justiça julgá-lo e não a sociedade.

A diretora aponta que foi uma irresponsabilidade do aluno postar as fotos na rede social com armas em punho, mas que as pessoas compartilharam as imagens do garoto com uma legenda totalmente deturpada. “Na legenda original ele dizia que era o senhor das armas”, esclareceu Lúcia Helena. “A intenção dele era só aparecer. E ele não confirma aquela legenda escrita depois, na verdade foi alguém que se aproveitou daquela foto para espalhar terror”, disse.

O termo ‘senhor das armas’, que teria sido usado pelo adolescente na legenda original, remete a um filme americano lançado em 2005 onde o ator principal, representado por Nicolas Cage, comercializava ilegalmente armas em vários países.

Segundo a diretora Lúcia Helena, por se tratar de um adolescente, os usuários da rede social compartilharam a informação sem pensar na segurança do jovem e também contribuíram para gerar uma grande confusão que acabou envolvendo as polícias Militar, Civil e o Ministério Público. Lúcia Helena contou ao FAROL como era o comportamento do rapaz durante as aulas.

“Ele é um estudante da Escola Irnero Ignácio, faltava às vezes, mas a gente sempre estava em contato com os pais dele informando a frequência. O pai, principalmente, sempre vinha à escola, sempre acompanhou para saber como ele estava, a mãe também. Ele nunca se envolveu em confusão na escola, sempre foi um bom menino, preguiçoso para estudar, mas é coisa de todo adolescente normal. Eu vejo ele como um brincalhão, fez essa atitude sem pensar nas consequências”, declarou Lúcia Helena.

POLÍCIA E MINISTÉRIO PÚBLICO

A reportagem do FAROL entrou em contato com a Polícia Civil para saber quais as medidas tomadas em relação ao caso. A Delegacia informou que o garoto teve que prestar depoimento no fim da tarde dessa terça-feira (9), confirmando que tinha postado as fotos na rede social, mas que a legenda original da fotografia não fazia relação com chacinas ou terrorismo na escola.

A Polícia Civil também confirmou a versão da diretora da Escola Irnero Ignácio, que o adolescente teria postado a legenda “senhor das armas” e não o texto “galera, divulguem essa foto desse rapaz que disse que vai matar muita gente nas escolas de Serra Talhada”.

A PM registrou um boletim de ocorrência circunstanciado e encaminhou o adolescente ao Ministério Público, que decidirá se a família tem condições de cuidar do jovem e garantir que cumpra uma medida socioeducativa ou se será recolhido a uma casa de apoio a menores infratores.