Com informações e fotos da Assessoria

Nesta quarta-feira (30), movimentos sociais e profissionais da saúde em Serra Talhada se reuniram na XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres), para a apresentação do primeiro ciclo de cine organizado pelos Residentes em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, que teve como tema de abertura a saúde LGBT.

O encontro se deu em dois momentos, o primeiro através da exibição de dois curtas e seguido de uma discussão em roda de conversa com representantes do Dadá (Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde – UFRPE/Uast), Movimento Diverso de Serra Talhada, acadêmicos de medicina e os técnicos dos setores da instituição.

Veja também:   Odebrecht pagará multa de R$2,77 bi

Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, o militante do Movimento Diverso, Mannoel Lima, declarou que atividade correspondeu a um momento inédito e reivindicou que a abertura de diálogo aos movimentos sociais sejam uma metodologia para todas as políticas públicas.

“Foi um momento inédito de diálogo a respeito de como está funcionando o atendimento à nossa comunidade, e de pensar estratégias para que o sistema único de saúde possa ser cada vez mais respeitosa e acolhedor para todos. Que os grupos sociais possam participar, possam participar da construção de políticas públicas e que o elo iniciado nesta manhã perdure. Vamos juntos na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Veja também:   Moradora de ST alerta que falta de lombada coloca pessoas em risco

Esse momento se norteou pelo discurso das vivências relacionadas com os serviços de saúde no tocante ao tema: As dificuldades, os entraves, bem como vivências positivas. Através dessa conversa, ações futuras se tornarão possíveis para a efetivação da implantação da Política LGBT na regional. Um grupo diretor será montado em parceria com os movimentos sociais e demais instituições como o MPPE e Polícia Militar.