Publicado às 14h desta quinta-feira (6)

Após enfrentar uma longa fila para garantir a 2ª dose da vacina do pai, contra a Covid-19, desde às 4h da manhã da última terça-feira (4), Luana Ferraz, 35 anos, filha de um idoso de 65 anos, se revoltou porque não tinha mais doses suficientes na Unidade de Saúde da Família da AABB. Ela procurou o FAROL para reclamar do que tachou de falta de respeito e de transparência do Governo Municipal com relação à vacinação na cidade.

“Minha reclamação é quanto à transparência na vacinação em Serra Talhada. O meu pai tomou a primeira dose depois de passarmos 2 dias na fila do posto de saúde. Hoje, estaria marcada a 2ª dose para ele, entrei em contato com a agente de saúde para saber se teria disponível para não dá viagem pedida e ela me informou que havia vacina sim. Acordei hoje 4h da manhã e me dirigi a porta da USF para garantir que ele tomasse a vacina dele. Quando cheguei, já tinha 2 idosos esperando, eu fui na frente para meu pai não ficar esperando em pé durante tanto tempo, por ser idoso. Foram chegando outros idosos e a gente tentando por si só organizar uma fila por ordem de chegada”, disse Luciana, continuando:

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”Quando o pessoal da USF chegou era em torno de 7h30, entregaram as senhas e eu vim em casa rapidinho e deixei meu pai sentadinho junto com os outros idosos, mas assim que cheguei ele me ligou dizendo que mandaram ele ir embora, acredito que os demais também, dizendo que não tinha mais vacina disponível. Fica complicado para a gente pegar fila arriscando a vida, sob risco de assalto e de tudo, durante a madrugada para tentar vacinar. A gente vê chegando vacina direto, a gente ver o governo postando que chega, mas está ficando aonde a vacina? Serra Talhada não tem transparência quanto a isso.”

Luciana afirmou que está revoltada com a situação. “Era para o meu pai ter tomado a 2ª dose, disseram que não tem. A gente sabe que tem gente passando na frente. A minha maior revolta hoje é, eu sei, eu tenho consciência que está faltando vacina, principalmente para a 2ª dose, mas falta um diálogo entre o PNI e a UBS. Não podem fazer isso com os idosos, o meu pai tinha a mim, para ir para a fila por ele, mas muitos não tem. É uma falta de respeito com os idosos, eu estou realmente revoltada.”

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O OUTRO LADO

A reportagem procurou, durante dois dias seguidos, uma resposta sobre essa reclamação da leitora Luciana Ferraz junto à secretária Executiva de Saúde, Alessandra Novaes. Até o final desta edição, não havíamos obtido retorno.