Publicado às 19h desta terça (7)

Redação: Josi Souza e Jéssica Guabiraba/do Farol

Bastou uma chuva de apenas 15,7 milímetros, segundo dados do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), na noite do último sábado (4) para o domingo (5), para causar transtornos em mais de 20 mil pessoas só no bairro Bom Jesus em Serra Talhada. As quedas de energia se espalharam também, na mesma noite, pelos bairros do Ipsep e AABB também.

Mais uma vez moradores reclamaram da situação. Nessa terça-feira (7), o policial aposentado Cornélio Pedro, morador do bairro Bom Jesus esteve no Programa Falando Francamente da TV Farol no YouTube e revelou que já procurou o Ministério Público para denunciar a Neoenergia. Ele também alega que os problemas começaram depois da inauguração da subestação que fica localizada no bairro.

”O que me levou a procurar o Ministério Público que na nossa comunidade, no bairro Bom Jesus, podemos dizer que desde o ano passado nós começamos a sofrer várias quedas de energia, principalmente quando começam as chuvas, qualquer chuva. Por coincidência, esse fato começou acontecer logo após a inauguração de uma subestação no bairro, que fica próximo à Escola Municipal Manoel Pereira Neto. Após a instalação e efetivação dessa subestação, começou acontecer essas quedas no bairro. Nós ficamos observando, a cidade toda iluminada e o Bom Jesus era o único bairro que não tinha energia”, explicou Cornélio acrescentando:

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“Ligávamos para a Celpe, para o 116 e quem nos atendia era aquele robozinho, com uma insensibilidade terrível que não nos dava uma resposta satisfatória, inclusive diziam que já tinha conhecimento da falta de energia, que tinha equipe, que num sei o que, mas todas automáticas. Não é um trabalho que respeita o consumidor, que tem a valorização para quem realmente precisa porque quem faz a análise do serviço da Neoenergia  é o consumidor, não pode ser a Neoenergia nem pode ser o técnico, ou com satisfação, ou insatisfeito”.

VEJA A ENTREVISTA DE CORNÉLIO PEDRO NA TV FAROL

PROCURANDO O PODER PÚBLICO

Cornélio chegou a procurar vereadores para relatar a situação e decidiu ir ao Ministério Público. Sua maior surpresa é que ainda não tinha nenhuma denuncia referente a situação. Ele ainda afirma que não se deve ficar no comodismo, que é preciso buscar os direitos. Ele se sente frustrado com a situação.

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“Depois de várias discussões, inclusive conversei com alguns vereadores também, eu estive na Câmara e depois no Ministério Público e fiquei abismado porque conversei coma a atendente e ela me informou que não existia nenhuma notificação relacionada a esse fato. Eu fui o primeiro. Achei incrível porque a comunidade já vinha sofrendo a quase um ano e ninguém teve essa iniciativa. Parece que as pessoas se acomodam  e aceitam esse tipo de situação.

“Acho que a gente saia do nosso comodismo e que nossa insatisfação seja provocada pelos órgãos fiscalizadores. Mas, infelizmente lá não conversei com o promotor, só com a atendente, e 10 dias depois recebi uma notificação informando que o supervisor da Neoenergia teria convocado e que ele disse que tinha sido feito o serviço de reparo e que isso não iria mais acontecer e o Mistério Público decidiu pelo arquivamento e depois de domingo a gente se sente como? Decepcionado, frustrado e impotente”.