Da assessoria

O município de Calumbi, através da Secretaria Municipal de Saúde treinou e implantou no município o serviço de telecardiologia, realização de exame de (ECG) Eletro Cardiograma no PSF Cohab III. Este é um serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma online, para interpretação através da Plataforma Nacional de Telediagnóstico (PNTD).

O município de Calumbi é pioneiro na região da XI Geres neste procedimento. O serviço de eletrocardiograma foi implantado pelo Núcleo Estadual de Telessaúde, com objetivo de qualificar o atendimento em cardiologia na atenção primária do município e evitar, assim, complicações e mortes por doenças cardiovasculares.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares. Pensando no bem-estar do povo calumbiense, a Secretaria de Saúde através do secretário Alisson e o Prefeito Joelson, passam a oferece o exame Eletrocardiograma totalmente gratuito para a população.

A captura do traçado do ECG é realizada pela Unidade de Saúde considerada Ponto de Telediagnóstico e enviado via internet para o Centro de Telessaúde de Minas Gerais onde serão laudados e enviados via internet à Unidade de Saúde por meio da Plataforma Nacional de Telediagnóstico (PNTD).

Uma equipe com cardiologistas garante o serviço em funcionamento para atendimento à demanda, especialmente da Atenção Primária à Saúde, encaminhando o laudo dos exames online para a Unidade de Saúde solicitante com no máximo duas horas.