Da Folha de PE

Um grupo de paleontólogos informou nesta quinta-feira (7) que encontrou uma nova espécie de dinossauro gigante e carnívoro com uma cabeça enorme e braços curtos, como o Tiranossauro Rex.

A descoberta dos pesquisadores, publicada na revista científica Current Biology, sugere que os pequenos braços não eram um acidente evolutivo, mas ofereciam aos grandes predadores da época algumas vantagens de sobrevivência.

Os fósseis do Meraxes gigas – nome inspirado no dragão ficcional da série Game of Thrones – foram escavados ao longo de quatro anos durante expedições de campo no norte da Patagônia, na Argentina, começando pelo crânio, encontrado em 2012.

“Ganhamos na loteria e encontramos ele literalmente na primeira manhã”, disse Peter Makovicky, pesquisador sênior da Universidade de Minnesota (EUA), à AFP.

Os restos fossilizados do animal pré-histórico estavam notavelmente bem preservados. O crânio tem pouco mais de 120 centímetros de comprimento, enquanto o animal inteiro teria cerca de 11 metros de comprimento e pesava quatro toneladas.