Publicado às 10h24 deste segunda-feira (06)

Neste momento de crise mundial, consequentemente comercial, Carla Carvalho, diretora da Saminina Comunicação e Promo, em entrevista ao Farol de Notícias, apresentou algumas dicas célebres sobre como os comerciantes devem agir frente às mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia, sobre o mercado delivery e sobre a importância de publicidade na atual situação.

Confira as dicas da publicitária

SE ADAPTAR AS NOVAS ESTRATÉGIAS DE VENDA

Segundo Carla, conhecer o novo perfil do público e se adaptar  ao “modelo” comercial atual é preciso para atender as necessidades do consumidor e não deixar seu comércio cair ainda mais. Leia as dicas na íntegra.

Estrategicamente, no presente momento, o consumidor mudou radicalmente sua vida, para acompanhar esse movimento, sua estratégia de vendas precisa se adaptar. O comerciante precisa pensar em vender para um cliente que passa a maior parte do dia em casa, articular maneira de inserir o seu produto nessa nova rotina.”

Por exemplo, pensamos em alguém que usa maquiagem para ir ao trabalho ou à faculdade, na quarentena essas pessoas pararam de ir a esses lugares, logo pararam de se maquiar com a mesma frequência e, consequentemente, a venda de maquiagem diminuiu. E se as pessoas começarem a usar maquiagem em casa? Aumentaria as vendas. E como estimular esse hábito?

Hoje, as pessoas têm mais tempo livre, o consumo de internet também aumentou e as pessoas estão publicando mais selfies. Nesse cenário, poderíamos criar uma tag #lindaemcasa, na qual incentivamos as pessoas a postarem fotos maquiadas, influencers poderiam fazer a “make do dia” divulgando o produto de determinada empresa para que as pessoas façam nas suas casas.

Veja também:   Caminhão passa por cima de motocicleta em ST

É lógico que esse exemplo é bem simples e foi pensado rapidamente, mas quando temos uma equipe de profissionais pensando nessas estratégias, as possibilidades são infinitas.

Mas para que haja essa interação é necessária a comunicação certa, a abordagem certa, a linguagem, a chamada, tudo tem que ser pensado para um público alvo. Não adianta usar a mesma estratégia de antes da pandemia, ela está atrasada, a comunicação será mal sucedida. Portanto, os comerciantes devem entender esse público e traçar uma nova estratégia de vendas que seja criativa, inovadora, e, sobretudo, voltada para esse novo consumidor.

COMÉRCIO DELIVERY

Já consolidado no mercado, hoje se tornou um pré-requisito para vendas, mas o emprenho e o sucesso com a ferramenta depende dos serviços oferecidos através do delivery, portanto cada empresa deve se esforçar ao máximo para conquistar e fidelizar o cliente.

O Delivery era um diferencial, hoje, é um pré-requisito para efetuar uma venda nesse momento, a menos que seu negócio seja algum serviço essencial. O cenário pode mudar de acordo com as novas orientações da Secretaria de Saúde, mas, por enquanto, essa é uma das ferramentas que irá te ajudar a reverter o momento.

Digo uma das ferramentas porque o sistema de entrega, por si só, não faz milagre. Tudo depende de como usamos essa ferramenta, a estratégia que está por atrás desse delivery, como ele funciona, como está sendo divulgado, a que área cobre, os cuidados com a higiene desde o processo de produção até a entrega, todos esses fatores interferem.  O que vai fazer o consumidor escolher o seu delivery e não do seu concorrente? Justamente os seus diferenciais positivos.

Veja também:   Betânia fecha parceria com o Serrano F.C.

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO

O comércio não paralisou em si, o consumo continua, paralisou grande parte do funcionamento habitual, e agora, a publicidade ganha ainda mais força para ajudar a alavancar as vendas e não deixar seu comércio cair no esquecimento, mais do que nunca, as empresas e seus produtos precisam ser mostrados.

Bom, primeiramente a publicidade pode ser pensada de várias maneiras, uma maneira bem simples de se explicar é dizendo que a publicidade é a forma que o produto chega ao cliente, podendo convencê-lo a comprar ou não. Sem a publicidade o mais provável é que seu produto nem chegue ao seu possível consumidor.

Sem ela a população sequer tem conhecimento da existência da sua marca. Esse é o ponto de partida, a publicidade mostra que você está no mercado, não te deixa cair no esquecimento. Crises sempre existiram, umas maiores, outras menores, mas sempre existiram.

Já passei por pelo menos 2 crises nesses quase 11 anos de agência, e posso garantir que empresas que cortaram 100% a publicidade fecharam as portas ou passaram severas dificuldades para se reerguerem. Aquelas que não cortaram 100%, mantiveram um investimento, que que fosse mínimo, conseguiram sair da crise mais fácil,

Veja também:   Bombeiros socorre 2 vítimas no Centro de ST

Cortar esse investimento, hoje mais do que nunca, é dar um tiro no próprio pé, uma vez que as pessoas não têm como chegar ao seu produto. É o momento de levar o seu produto até elas, mas de que forma? Digital? Anúncio no rádio? Anúncio na TV? Pesquisas recentes já mostraram que a audiência da TV e da internet aumentaram consideravelmente nestes dias. Significa que é hora de investir nestes veículos, falar com as pessoas em casa através deles.

Como fazer o produto parecer atraente?  Sem falar da sua imagem corporativa, o seu posicionamento durante essa crise é fundamental para a sua reputação quando ela passar. Se fazer presente na vida de seus clientes, principalmente nesse momento delicado, é fundamental para a imagem do seu negócio. Você pode se fazer presente, não somente oferecendo seu produto ou serviço, mas se posicionando diante dos acontecimentos, mostrando solidariedade, compaixão, entre outros.

“Nesse contexto de crise, os comerciantes não devem cortar seu investimento em publicidade, porque precisam mostrar que estão no mercado, para levar seu produto de uma forma atrativa aos  clientes, e para construir uma boa imagem do seu negócio para o seu cliente, o que irá refletir diretamente nas vendas desse período e dos posteriores”, aconselhou  Carla Carvalho.