Do Folha PE

A Caixa Econômica Federal habilitou mais duas cidades de Pernambuco para o saque calamidade pública do FGTS: Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR)

Trabalhadores residentes nos municípios e que tenham sido afetados pelas chuvas com endereços mapeados pela Defesa Civil podem solicitar até R$ 6.620 disponibilizados.

Nas duas cidades, os moradores das áreas afetadas podem solicitar o saque até 28 de agosto. A liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

Além de Olinda e do Cabo, a Caixa já habilitou os seguintes municípios no Estado:

– Recife
– Jaboatão dos Guararapes
– Camaragibe
– Paulista
– Macaparana
– São José da Coroa Grande
– Timbaúba

Nessas outras cidades, também vale o prazo de solicitação até 28 de agosto.

De acordo com a Caixa, a documentação completa prevista na regulamentação legal para habilitação ao saque do FGTS por motivo de desastre natural deve ser apresentada pelos municípios afetados pelas fortes chuvas em Pernambuco – dezenas estão em estado de emergências por causa das fortes chuvas que atingem o Estado desde o fim de maio.

A Caixa Econômica Federal informou que para a habilitação do saque é necessário que o município ou Estado decrete situação de emergência ou de calamidade pública. Além disso, o município deve apresentar à instituição bancária o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e a declaração das áreas afetadas, elaborados pela gestão pública.

“Tão logo a documentação seja apresentada à Caixa, os trabalhadores poderão solicitar o saque no aplicativo FGTS, de maneira totalmente digital”, comunicou a Caixa, por meio de nota.

A Caixa ainda esclareceu que está prestando orientações e suporte aos municípios afetados pelas fortes chuvas, com vistas à adoção das providências necessárias para habilitação e início do atendimento à população.

Após a Caixa receber a documentação dos governos, os trabalhadores podem dar entrada no saque através do aplicativo do FGTS, na opção Saque Digital, sem necessidade de ir pessoalmente a uma agência da Caixa.

Como solicitar o saque
Para solicitar o saque, é preciso anexar, no aplicativo do FGTS, foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro, é preciso enviar também certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Em seguida, o trabalhador deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.