O drama do açude Cachoeira II, que abastece Serra Talhada, está cada vez pior. Com, atualmente, 5 milhões de metros cúbicos de água, equivalente a 25% do volume total do lago, que é de 21 milhões, o Cachoeira registrou uma queda preocupante em seu nível nos últimos 20 dias. O problema ficou tão grave que a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) começa, a partir dessa quarta-feira (14), a intensificar o racionamento na cidade com a intenção de evitar que o município entre em colapso total por falta d’água.

Na maioria dos bairros, serão 5 dias sem o líquido, e outros 5 com abastecimento. Em apenas cinco ruas de grande fluxo comercial – Afrânio Godoy, Agostinho Nunes de Magalhães, Mário Lira, José Alves da Silveria e Fiscal Leopoldo – o fornecimento muda: sendo quatro dias com água e quatro sem. Para os imóveis situados nestas vias, o racionamento começa já nesta terça-feira (13).

O FAROL fez um levantamento da velocidade com que o Cachoeira II vem baixando devido a mais forte estiagem dos últimos 50 anos. Em 24 de outubro, o chefe da Unidade de Campo do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) no estado, Ionaldo Araújo, havia alertado, em entrevista ao FAROL, que o lago possuía, naquela data, somente 7 milhões de metros cúbicos de água (leia matéria aqui), isto é, 33% da sua capacidade.

COMO O CACHOEIRA II SE ENCONTRA NESTE MÊS DE NOVEMBRO

Já nesta segunda-feira (12), 20 dias depois da entrevista, a Compesa informa que o nível do açude despencou drasticamente e está com 25% da sua capacidade, ou seja, pouco mais de 5 milhões de metros cúbicos de água. Comparando o nível normal do açude com o registrado atualmente, houve um queda de mais de 75% no volume do lago. A Compesa alerta para que a população, nos dias em que tiver água nas torneiras, racione e armazene o máximo que puder. Segundo o órgão, o Cachoeira II, como está, só daria para suprir a demada da cidade plenamente até o mês de dezembro deste ano.

CAMPANHA

Diante desse cenário, a Companhia Pernambucana de Saneamento avisa que vai lançar na cidade uma campanha educativa chamando a atenção sobre a importância de a população não desperdiçar água. “Estamos planejando levar conscientização para as pessoas nas ruas, através de panfletagem, e também nas escolas. Só estamos esperando o material publicitário chegar de Recife para começarmos os trabalhos”, informou o coordenador geral da Compesa em Serra Talhada, Francisco Sá. Fotos: Alejandro Garcia

A LENTA MORTE DO CACHOEIRA II