JC Online
Com informações da Folha de S. Paulo e G1

A disputa pelo governo de Pernambuco se acirrou. De acordo com nova pesquisa divulgada pelo Datafolha na madrugada desta quinta-feira (20), Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB) estão tecnicamente empatados.

O socialista oscilou de 34% para 35% desde o último levantamento feito pelo Datafolha, no início do mês. O candidato do PTB tinha 25% na época e cresceu seis pontos, aparecendo agora com 31%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Os demais candidatos ao governo do Estado não ultrapassam 3%. Os eleitores indecisos somam 6% e 19% declaram voto branco ou nulo.

Outros candidatos

Julio Lossio (Rede): 3%
Ana Patrícia Alves (PCO): 2%
Maurício Rands (Pros): 2%
Dani Portela (PSOL): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Branco/nulo: 19%
Não sabe: 6%

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

Pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea, em que o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Paulo Câmara lidera com 19%. Armando Monteiro aparece em segundo lugar com 13%. Os outros candidatos somam 10%. Os que não sabem são 39% e branco/nulo/nenhum: 19%.

Segundo turno

Em um cenário de segundo turno, Paulo Câmara aparece com 42% e Armando Monteiro com 39%. Os que não sabem somam 4% e os que declaram voto branco ou nulo são 15%.

Rejeição

A pesquisa também mediu a taxa de rejeição. Os eleitores entrevistados puderam escolher mais de um nome, por este motivo, os resultados somam mais de 100%. Simone Fontana (PSTU) aparece com a maior rejeição: 33%. Dani Portela (PSOL) vem em seguida, com 32%.  Armando Monteiro (PTB) tem 23%, a menor rejeição.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

Veja todos os índices de rejeição:

Simone Fontana (PSTU): 33%
Dani Portela (PSOL): 32%
Paulo Câmara (PSB): 31%
Julio Lossio (Rede): 31%
Ana Patrícia Alves (PCO): 30%
Maurício Rands (PROS): 29%
Armando Monteiro (PTB): 23%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 10%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%
Não sabe: 9%

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha, ouviu 1.232 eleitores em 50 cidades de Pernambuco, entre os dias 18 e 19 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE 09351/2018.