Publicado às 04h18 desta terça-feira (2)

No futebol, é comum ouvir que algum jogador foi “vetado pelo Departamento Médico”. Isso acontece quando o atleta está lesionado e irá desfalcar o time por um período para realizar o devido tratamento e ter uma recuperação que lhe permita voltar aos gramados. Mas não é apenas no mundo dos esportes que o “fantasma” da lesão corre solto. No dia a dia, para quem pratica ou não exercícios, o cuidado precisa ser redobrado.

Para saber exatamente como está o progresso de um paciente lesionado, ou até mesmo ajudar a prevenir alguns traumas, é preciso mapeamento! É o que propõe o E-lastic, que é utilizado para o exame de dinamometria isométrica – permitindo o mapeamento do desempenho muscular de todo o corpo. Quem traz a novidade para Serra Talhada e região é a Clínica FisioSerra, que já está com o aparelho à disposição de atletas e pacientes.

Com essa tecnologia, o examinado realiza o trabalho cinético no E-lastic, através de elásticos presentes no equipamento. O dispositivo afere a tração realizada e gera relatórios de evolução; de força e tempo; e de assimetria dos músculos. A partir desses resultados, é possível direcionar o seu treino de acordo com os seus objetivos com base em dados.

“Esse procedimento é muito importante para acompanharmos a evolução do paciente e ajudá-lo na recuperação ou na prevenção. Com a dinamometria isométrica, conseguimos o mapeamento da força de tração exercida pelos músculos, gerando relatórios de desempenho do trabalho realizado”, explica a fisioterapeuta Madalena Aurelino, da FisioSerra.

No relatório de evolução, verifica-se os dados e sua progressão ao decorrer dos treinos; No de força e tempo, observa-se o tempo médio que o cliente manteve a contração do musculo e/ou seguimento articular testado durante a avaliação; e, por fim, no relatório de assimetrias, é verificado a simetria dos músculos laterais avaliados.

“Você pode até ter um olho bom, mas existem informações sobre o seu treino que ele não consegue enxergar”, brinca a especialista. “Esses dados fazem toda a diferença na hora de avaliar a força desempenhada pelo seu corpo”, conclui Madalena. Para o exame de dinamometria isométrica e outros procedimentos, basta procurar a clínica FisioSerra, que fica na Praça Barão do Pajeú, 940, Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada-PE. O telefone para contato é o (87) 3831-4343.