Publicado às 16h30 desta sexta (17)

com informações das repórteres Josi Souza e Jéssica Guabiraba/do Farol

Crescem cada vez mais as reclamações de usuários da agência da Caixa Econômica de Serra Talhada com dinheiro sumindo misteriosamente das contas bancárias e até saque do saldo dos beneficiários do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, feito em outros estados misteriosamente. Somente nessa quinta-feira (16) duas vítimas relataram que tiveram cartão clonado e auxílio sacado antes delas. Uma agricultora de Calumbi (relembre aqui) e Núbia Rejane dos Santos, 30 anos, mãe de 3 filhos, moradora do bairro Borborema, em Serra Talhada.

Núbia se surpreendeu quando passou o cartão e percebeu que os R$ 400 reais que recebe do Auxílio Brasil, sua única renda, não estava na conta mesmo sendo o dia de receber. Preocupada, recorreu ao atendimento do antigo Bolsa Família e lá lhe deram um comprovante que o valor tinha sido liberado. Mal sabia ela que um criminoso teria tirado o leite da boca das crianças e ela voltaria para casa de mãos vazias, levando apenas incertezas.

”Eu já recebo o Bolsa Família há 9 anos e nunca tinha acontecido isso. Ontem fui receber, quando passei o cartão só tinha R$ 4,25. Fui no Bolsa Família e me deram uma folha e pediram para voltar para a Caixa, mas quando cheguei lá e fui atendida a moça disse que já tinham tirado meu dinheiro em Manaus e meu cartão tinha sido clonado. Ela ficou com o cartão lá e disse que se em 15 dias não ligasse para mim eu fosse lá para ver se tinha chegado outro cartão e se eu ia continuar recebendo o Bolsa Família e falaram que o dinheiro que tinha sido tirado eu não ia receber mais, porque eu já perdi”, lamentou acrescentado:

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”Eu tenho 3 filhos, só eu sozinha para cuidar dessas crianças, o dinheiro que me viro é esse do Bolsa Família. Eu fui a delegacia fazer um boletim porque isso está acontecendo com quase todo mundo, todo dia tem casos como esse. Queria procurar um meio de resolver isso aí porque tenho medo chegar lá daqui a 15 dias e não terem resolvido nada e eu não receba mais. Como conseguem clonar um cartão assim, eu nunca fui em Manaus, ninguém tem acesso a documento meu, todo mês, sou eu quem tiro o dinheiro, até a senha é na minha cabeça já para não correr o risco de ninguém saber e acontecer uma coisa dessa.”

Sensibilizado com a situação de Núbia, o Farol doou uma cesta básica e produtos de limpeza ao vivo durante o Programa Falando Francamente dessa sexta-feira (17). Em lágrimas, a jovem mãe agradeceu o gesto de solidariedade e pode retornar para casa levando os mantimentos básicos para os filhos.

VEJA O MOMENTO DA ENTREGA DA CESTA BÁSICA

OUTROS CASOS

O caso se repetiu com a agricultora Severina da Silva Lima de Roças Velhas distrito de Calumbi em Pernambuco. Mais uma vez o dinheiro foi sacado no Ceará, já temos dois casos noticiados no Farol de Notícias (relembre aqui e aqui). “Meu auxílio foi sacado e não fui eu, o dinheiro foi tirado na Caixa Econômica do Ceará. E a Caixa não dá nenhum sinal de quando vai resolver. Eu já tenho compromisso para esse dinheiro, não é justo pagar por erro e falta de segurança do banco”, explicou.

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A também agricultora Eliene Maria Cordeiro, 42 de Flores em Pernambuco passou pelo mesmo sufoco no mês passado, está aguardando sair o dinheiro, mas até agora não teve nenhum resultado. “O meu Auxílio Brasil foi roubado mês passado e até agora não resolveram nada. Estou com medo de ser roubado esse mês também porque o de uma vizinha minha foi roubado também no mês passado e esse mês roubaram novo. Esse dinheiro uso para fazer feira e pagar todas as contas, dependo dele para tudo”, relatou.

O OUTRO LADO

A CAIXA informa que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes. O banco esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.

Em relação ao caso citado, a cliente realizou o pedido de contestação na quarta-feira (15/12) na agência. Em respeito ao sigilo bancário, o resultado será informado diretamente à cliente. A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. O banco orienta ainda que os clientes não aceitem ajuda de terceiros nas salas de autoatendimento.

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 O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:

 ✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

✅ A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

✅ A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

 O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca).