
O líder da oposição na Câmara Municipal, Lindomar Diniz, voltou a defender o colega de bancada, China Menezes, agora, com relação ao alerta que ele faz diante o projeto de lei 035/2025, de autoria do governo Márcia, que propõe um novo modelo de co-financiamento para as equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Multiprofissionais da Atenção Primária.
Em entrevista ao Programa do Farol no Youtube, Lindomar afirmou que a bancada da situação tentou jogar a opinião pública contra China Menezes, por ele ter pedido maiores esclarecimentos do projeto do executivo, mas que não é bem assim.
“Quando China questionou na terça [o projeto], os vereadores da base [do governo] colocaram ele contra a categoria, quando na verdade ele não está contra a categoria, ele está reivindicando alguns pontos do projeto que ele não entendeu que teria que melhorar”, disse Lindomar.
O QUE ACONTECEU?
Na última sessão, China fez um alerta pedindo para que o Projeto de Lei enviado pelo governo Márcia Conrado não fosse votado. Segundo ele, os profissionais de saúde podem sair prejudicados se não for aprovado um texto mais claro em seus objetivos.
“Por exemplo, quando diz que o gestor de cada unidade de saúde vai ter cumprir as diretrizes federais, além da meta, ele vai ter cumprir a carga horária de 8 horas por dia, quando o agente de saúde da nossa cidade ele trabalha com meta, para atender 20 residências por dia, de repente pode acontecer dele terminar essa carga horária até antes mesmo de fechar as 8 horas diárias”, detalhou o vereador Lindomar Diniz.
“Então, quando se passa isso aí [no projeto de lei] não deixa a clareza de que eles vão ou não cumprir as 8 horas, mas a diretriz do governo federal obrigado que seja 8 horas”.
O QUE CHINA, DE FATO, ARGUMENTA?
O questionamento do vereador China Menezes (leia matéria completa) faz um alerta no sentido de se querer jogar metas com aumento de carga horária em cima dos trabalhadores, mas sem se preocupar em sanar problemas graves de estruturação dos postos, como a falta de profissionais e de medicamentos básicos.
“Como é que vai atingir metas se o município não está fazendo a sua parte? Como é que os agentes vão lá dar entrada se às vezes o enfermeiro não vai estar no posto? O médico não vai estar lá, o dentista não vai estar lá. Mas prefere chegar e estar aqui, mandando um projeto de lei, estar aqui. Não debateu com os profissionais esta situação e hoje é preocupante”, disse China Menezes, alertando:
“Porque tem que atingir metas, sim, mas como é que vai atingir metas se chega lá no posto e está faltando medicação? Está faltando Losartana e Hidroclorotiazida, o remédio da pressão que hoje é o calo da saúde primária”.
DEFESA DE LINDOMAR
Durante a entrevista ao Programa do Farol, o líder da oposição Lindomar Diniz fez questão de defender o vereador China Menezes também em outros pontos garantindo, especialmente, que o colega deve ser respeitado em sua opinião devido um amplo conhecimento do setor de saúde em Serra Talhada (acompanhe aqui).
Veja a defesa de Lindomar a China Menezes
11 comentários em Governistas jogaram vereador contra a categoria, alerta líder da oposição