Municípios em todo o País vêm se adequando a realidade financeira e estão reajustando suas contas. Em Santa Cruz da Baixa Verde não tem sido diferente. Por iniciativa do Prefeito Irlando Parabólicas, através de um ato administrativo, resolveu exonerar parte dos cargos comissionados e contratados da gestão municipal, a partir do mês de Fevereiro. No total, serão exonerados 100 pessoas.

O ato tem como principal objetivo adequar a gestão à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois o gestor municipal vem sendo frequentemente orientado tanto pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, pela Procuradoria Municipal e bem como pela empresa que cuida da Contabilidade, a fazer as exonerações e assim diminuir despesas.

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Segundo o gestor municipal, as exonerações são necessárias para que o município possa cumprir as metas fiscais, porque os percentuais de despesas com pessoal estão acima do que é permitido pela LRF. “Fomos orientados pelos órgãos oficiais e pelo nosso departamento jurídico e contábil a diminuir despesas, sendo assim as exonerações, se tornaram inevitáveis”, disse o prefeito Irlando Parabólicas.

Irlando também informou que, após o período de ajustes, os exonerados poderiam voltar a ser recontratados “Após os ajustes necessários alguns cargos exonerados, podem voltar a ser contratados, pois reforço aqui o nosso compromisso com a eficiência dos serviços prestados em prol da população santa-cruzense”, finalizou o executivo municipal.

O gestor também comunica aos demais comissionados e contratados que permanecerão na gestão, que todas as gratificações serão retiradas para que as despesas com pessoal atenda aos limites da Lei.