
Mais uma mãe insatisfeita com as creches da rede municipal de ensino. Maria Luiza Magalhães, 33 anos, moradora do bairro Ipsep, em Serra Talhada, procurou a redação do Farol de Notícias nesta quinta-feira (16) para relatar sua insatisfação com as constantes suspensões de aulas. De acordo com ela, as instituições estariam cancelando as aulas por dias inteiros para realização de formações de professores e auxiliares, que segundo ela, duram apenas duas horas.
“A rede de ensino municipal voltou a suspender as aulas por motivo de formação dos professores e auxiliares, sendo que as formações duram apenas duas horas e acontecem em um único turno”, afirmou Maria Luiza, mãe de uma aluna da Creche São João Batista.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Ela afirma que em casos como esse, há uma lei que obriga o município a colocar um professor substituto no lugar para que as crianças não fiquem sem aula, o que segundo ela não vem sendo feito: “Nessas situações a lei prevê que o município pague a um professor substituto para que os alunos não fiquem sem aula. Mas eles cancelam a aula e ainda comunicam em cima da hora, deixando os pais que trabalham sem saída”.
Ainda de acordo com a mãe, o problema é recorrente em toda a rede municipal. “Isso acontece em todas as creches do município. Amanhã vai acontecer novamente na São João Batista, mas isso está acontecendo em todas. Tenho sobrinhos no CMEI Tia Bel e também está assim”.
Por fim, Maria Luiza também critica a forma como as comunicação das suspensões são feitas, e questiona a necessidade dessas formações serem realizadas num intervalo mensal.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
“A suspensão de (17) ainda não foi nem comunicada aos pais, está o aviso no Instagram da creche. E os pais que não olharem? Outro questionamento, além de não ter aula e nem repor aula, por que fazer formação mensal ou em intervalo menor que um mês?”, concluindo:
“Nem o município coloca substituto como a lei prevê, e suspende aula o dia todo para duas horas de formação. E nunca repuseram nenhum dia de aula”.
O OUTRO LADO
A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com Marizonia Terto, diretora da creche São João Batista, e Kelly Targino, diretora do CMEI Tia Bel. Elas enviaram uma resposta em conjunto.
“Seguimos um cronograma de formação da Rede. E que essas formações têm como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e aprimorar o trabalho desenvolvido nas unidades de Educação Infantil, garantindo a qualidade do atendimento e o desenvolvimento integral das crianças”.
7 comentários em Mãe questiona suspensão de aulas em creche de Serra Talhada