O ex-prefeito de Serra Talhada, Geni Pereira (PSB), sofreu, recentemente, duas derrotas na Justiça Eleitoral que podem se tornar obstáculos na formação da chapa majoritária do deputado Sebastião Oliveira (PR). A primeira derrota refere-se ao Processo RE Nº 42.856.4561, que condenou Geni e seu candidato a vice em 2008, Faeca Melo, após denúncia de captação ílícita de sufrágio por doação de material de construção em troca de voto.

O relator do processo foi o desembargador eleitoral Francisco de Queiroz Bezerra e no dia 25 de abril de 2011 a juíza eleitoral Isânia Reis deu o despacho impondo multa à Geni Pereira e Faeca Melo. O segundo processo refere-se a uma enquete divulgada no guia eleitoral do então candidato Geni Pereira, em 2008. O despacho saiu em 17 de janeiro desde ano também com a imposição de multa ao ex-prefeito.

Um ponto que chama a atenção nesta “novela” jurídica são os papeis dos advogados de acusação e de defesa. Quem representou contra o ex-prefeito Geni, na época, foi o advogado Paulo Moura, atualmente, o principal defensor do seu nome na chapa de Sebastião Oliveira. Em contraponto, quem fez a defesa do ex-gestor foi o advogado Jaílson Araújo. Hoje, praticamente rompido com Geni.

“Não fui informado de nenhuma decisão”

O FAROL ouviu o ex-prefeito Geni Pereira sobre a decisão da Justiça Eleitoral. Segundo ele, até agora não foi informado de nada. Em relação ao processo de compra de votos, o ex-prefeito garante que a acusação e a multa seriam em desfavor não dele, mas somente do seu vice, Faeca Melo.

“Não tem nada que me desabone. Não há nada no TCE, TCU ou qualquer outro órgão. E com relação a este processo, Faeca deve ter feito a sua defesa”, disse o ex-prefeito, garantindo que não está inserido no chamado rol dos “fichas-sujas”.

Em determinado momento da entrevista, Geni Pereira culpou a imprensa na cobertura dos fatos políticos. “Atualmente, são poucos políticos que procuram a mídia de Serra Talhada para falar alguma coisa. Tem muita leviandade e mentira. Não estou procurando ser vice de ninguém. Estou quieto no meu canto. Estou pronto para dizer apenas que o meu candidato é o melhor”, desabafou.

Confira parte do processo: