Do G1

Foto: Arquivo pessoal

Uma moradora de Brasília tenta descobrir a causa da morte de seu cachorro, Flock, da raça Lulu da Pomerânia. Cerca de duas horas após levá-lo para banho e tosa, em um pet shop da Asa Norte, ela foi informada pelos atendentes de que o animal passou mal durante a secagem.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a empresária Larissa Marques chora com o cão no colo. “Eles devolveram meu filho morto”, diz, aos prantos (assista acima).

O caso ocorreu na quarta-feira (15), na Clínica Veterinária Personal Dog, e é investigado pela Polícia Civil. Em nota, o estabelecimento disse que o animal “desmaiou” durante a secagem, e que “recebeu todos os procedimentos de primeiros socorros aplicáveis, incluindo técnicas de reanimação cardiorrespiratória”, no entanto, não resistiu (veja nota na íntegra ao final da reportagem).

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

Conforme a 2ª DP, da Asa Norte, responsável pela investigação, o pet shop também registrou uma ocorrência contra a dona do cachorro. Segundo os responsáveis pela loja, a mulher quebrou equipamentos da clínica após o ocorrido.

De acordo com a PCDF, a tutora do cachorro foi autuada por dano. Ao G1, Larissa não comentou a ocorrência.

Investigação

Segundo Larissa, Flock era um cachorro jovem, sem qualquer histórico de doenças pré-existentes e já tinha tomado banho no mesmo local outras vezes. Ela conta que deixou o animal no pet shop por volta das 10h de quarta-feira.

“Quando foi 12h30 avisaram que tinha uma intercorrência e que a gente precisava ir até o pet. Eu e meu marido saímos correndo de casa e, chegando lá, fomos avisados que o Flock tinha falecido”, diz Larissa.

Larissa afirma que, ao examinar o corpo de Flock, encontrou machucados (foto acima). Ela encomendou um exame de autópsia do animal, que será feito pela Universidade de Brasília (UnB). O resultado será apresentado à Polícia Civil.

Veja também:   Neoenergia emite nota sobre "apagão" em ST

Segundo a empresária, o veterinário “não soube dizer” o que ocorreu. “Falou que não sabia o que aconteceu, não me deu nenhum esclarecimento”.

O que diz o petshop?

“Ontem, dia 15 de setembro de 2021, recebemos a senhora Larissa Carvalho e seu cão, o spitz alemão FLOCK, para realização de banho. O animal foi recepcionado na Clínica Veterinária Personal Dog às 9:30h e estava aparentemente saudável e bem.

O banho foi feito sem intercorrências. Passou-se então para a secagem dos pelos de FLOCK, com secador comum e utilizando as melhores e seguras práticas veterinárias. Durante esse processo, por volta das 11:00h, notou-se que Flock havia desmaiado, sendo trazido às pressas para a Clínica. O animal foi examinado e recebeu todos os procedimentos de primeiros socorros aplicáveis, incluindo técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Flock estava hipotenso e, apesar de todos os esforços de nossa equipe, não melhorou. Ao meio-dia seu falecimento foi infelizmente constatado, sendo a senhora Larissa Carvalho imediatamente contactada e avisada a respeito do acontecido.

Nós da Personal Dog nos solidarizamos com a família de FLOCK e entendemos perfeitamente a dor que a morte de um animal querido causa a uma família. Dessa maneira, colocamos-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários à família ou autoridades sobre o ocorrido, reforçando nosso posicionamento a favor dos animais e seu bem-estar”.