Publicado às 06h27 desta quarta-feira (10)

Nessa terça-feira (9), Flávia Amarilma Alves de Melo, 29 anos, moradora do sítio Juazeirinho,zona rural de Serra Talhada, entrou em contato com o Farol para relatar um descaso. Segundo Flávia, ela veio até o centro da cidade para o filho fazer exames em um laboratório que atende pela prefeitura, mas ao chegar no local, a atendente do laboratório alterou a data para o dia 22 de março e ela não sabia que era preciso um pré-agendamento. Entenda a história.

“O médico pede o exame no postinho, a gente entrega para a menina que trabalha lá e ela marca os exames, só que quem entrega é a agente de saúde. Eu jamais saberia que tinha que voltar na rua para poder marcar os exames novamente, porque se já está lá marcado por que eu teria que voltar para poder marcar? Foi feito a marcação para o dia 9 de março, quando cheguei no laboratório a moça falou ‘só vou atender quem já está agendado com a caneta’, fiquei sem entender, quando eu entrei ela falou ‘olha, o seu exame vai ficar para o dia 22 de março’, aí perguntei o motivo e ela só respondeu que quando chega lá ela remarca e falei que vinha do sítio, não tem carro dia de terça-feira”, detalhou Flávia acrescentando:

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“Saímos andando até chegar na pista para pagar transporte, meu filho em jejum e quando chega aqui não pode fazer o exame hoje, só dia 22?! Eu achei isso um absurdo, porque se a secretaria já marcou a data, por que no laboratório eles marcam outra data? Aqui não tem carro sempre, a passagem é R$ 9,00 meu filho tem 10 anos já paga passagem, eu não tenho emprego, meu bolsa família foi cortado aí fica complicado pra eu ter que voltar dia 22”.

O OUTRO LADO

O Farol entrou em contato com a secretária executiva de saúde Alexsandra Novaes para averiguar a situação.

“Tem alguns prestadores que a gente marca na regulação com data e é acontecido o exame ou consulta no mesmo dia, outros eles organizam de acordo com a agenda deles, por isso que tem que ir lá antes, agendar de acordo com a agenda do médico ou laboratório para poder ir no dia certo, essa data da regulação a gente coloca por questão de organização, mas que, alguns prestadores atendem no dia que eles têm disponibilidade, já no Centro de Saúde não, os especialistas do Centro de Saúde é no dia marcado mesmo. Eu acho que foi algum erro de comunicação, porque o laboratório precisa de um pré-agendamento por conta da demanda deles”, explicou a secretária,