O deputado Inocêncio Oliveira (PR) ingressou, na Câmara Federal, com um projeto de lei polêmico: legalizar os chamados transportes “paus de arara” na zona rural, para deslocamento de estudantes. 

Caso o projeto 2002/11 seja aprovado, vai garantir o livre trânsito de um meio de locomoção rudimentar, perigoso, com bancos improvisados de madeira e que circulam, quase sempre, superlotados, sem oferecer segurança ou conforto a crianças e jovens. Ainda por cima, esse tipo de transporte é proibido pela legislação de trânsito atual.

O que se torna mais estranho nesse jogada é que o ‘cacique’ foi de encontro ao projeto ‘Caminhos da Escola’, do Governo Federal, que já está em vigor, e deseja ampliar, para todos os municipios brasileiros, o número de ônibus com cintos de segurança e tração nas quatro rodas. 

Interesse

O Projeto de Lei 2002/11, se aprovado, vai servir de emenda ao Código de Trânsito Brasiliro (CTB) e estabelecer uma ressalva aos transportes rurais. Na prática, Inocêncio Oliveira tenta proteger os interesses dos proprietários de caminhões ‘paus de arara’.

“Nas zonas rurais, em virtude do estado precário das vias e dificuldades de acesso, com estradas intrafegáveis, precisamos garantir as crianças nas escolas”, diz um dos trechos do projeto de lei. Ou seja, ao invés do deputado lutar pela  melhoria das estradas vicinais, preferiu manter o risco de locomoção dos estudantes.
 
O projeto tramita nas comissões da Câmara Federal e não tem data para ir ao plenário. Entretanto, há uma expectativa dos movimentos sociais de que o Governo Federal, que tem interesse em manter o Caminhos da Escola, imponha uma derrota expressiva ao deputado Inocêncio Oliveira, que arranca sempre boas votações nos chamados ‘grotões da zona rural’ da cidade.

Atualmente, Serra Talhada, ao contrário do que pretende o cacique do PR, prepara-se para receber 13 ônibus escolares, os chamados ‘amarelinhos’, pelo projeto de renovação no transporte público para estudantes. Sendo um para cada distrito.